Dedicada à arte floral e à decoração de interiores, tanto para particulares, como para empresas e eventos, a Paris Home Design, projeto de Wagner Oliveira, trouxe para a cidade do Porto uma nova forma de pensar estas áreas.
Corpo do artigo
Desta florista, as flores são apenas a cereja no topo do bolo. Isto porque Wagner Oliveira faz muito mais do que arranjos de ramos na sua loja Paris Home Design, aberta recentemente no mais antigo centro comercial do Porto, o Brasília, na Boavista.
Durante dez anos, o carioca trabalhou no Rio de Janeiro em eventos, inclusive com a escola de samba do Salgueiro. “Muita da minha inspiração vem daí. Gosto de fazer projetos de decoração e vê-los a ganhar forma”, diz. Durante a pandemia, sem carnaval nas ruas, fez projetos para as ‘lives’ solidárias do grupo: “Montávamos o cenário, a cenografia do local… as escolas entenderam que precisavam de levar um pouco de alegria para a comunidade, até para a ajudar a sobreviver. Esta experiência fez com que percebesse que é sempre possível arranjar uma saída, uma solução, algo pode sempre florescer”.
Wagner acabou por conhecer Portugal já longe do samba e do Carnaval, quando trabalhava como apresentador de um programa de turismo para a Rede TV, o que o fez viajar pelo Mundo. Foi convidado a vir a Portugal filmar na serra da Estrela, Coimbra, Lisboa, Fátima, Braga, entre outros locais. “Não imaginava que fosse encontrar um Portugal tão diferente do que era falado do outro lado do oceano. Senti-me muito bem acolhido.” Nessas viagens, conheceu o Porto e percebeu que era a cidade onde queria ficar, e as floristas tiveram muito a ver com essa decisão, pois pensou voltar aos seus projetos de decoração. Acabou por trabalhar dez meses numa florista para perceber melhor o gosto português. Esse tempo foi o suficiente para decidir que queria fazer isto, “mas de forma diferente”. Incomodava-o o excesso nas floristas da cidade, em que as plantas se acumulam sem ordem, e foi então buscar inspiração “ao charme e à elegância parisienses”, até porque a cidade luz sempre o fascinou.
Todas as manhãs, Wagner recebe as flores frescas, que põe à frente da montra da loja. Lá dentro, destacam-se os objetos de decoração para venda, bem distribuídos pelo pequeno espaço. Antiguidades como vasos italianos do século XIX, um serviço de chá raro da Vista Alegre, entre muitos outros elementos, saltam à vista. Muitos foram adquiridos por Wagner ali mesmo, no shopping, que tem várias lojas de objetos antigos em segunda mão. Quanto às flores, nada é feito à sorte, pois Wagner gosta de saber a história por detrás de cada pedido, para personalizar o presente que lhe irá sair das mãos.
“Aqui não é lugar para comprar uma rosa; trabalhamos com arte floral, quando o cliente me pede um raminho eu mostro que podemos ir mais além do que é tradicional.” Além dos clientes particulares, para quem também faz projetos de decoração de interiores, já tem parceria com alguns restaurantes. “Para quem abriu isto há pouco mais de dois meses, não está mal”, congratula-se.
Paris Home Design
Shopping Brasília loja 51-D Piso 0
Praça de Mouzinho de Alburquerque, 133, Porto
Tel.: 912 568 979
Web: instagram.com/parishomedesign
Das 10h às 19h. Encerra ao domingo