A Pastelaria Aloma, com várias localizações em Lisboa, venceu a edição deste ano do concurso que elege o melhor pastel de nata da capital, repetindo a vitória do ano anterior.
Corpo do artigo
Com esta vitória, a Pastelaria Aloma soma já cinco distinções no concurso O Melhor Pastel de Nata de Lisboa. "É uma afirmação em 16 anos de concurso da qualidade do nosso pastel de nata. É a quinta vez que ganhamos, é um orgulho. O segredo? É fazer o bem, várias vezes e com produtos de qualidade", refere em comunicado João Castanheira, proprietário da pastelaria.
A final decorreu na tarde desta segunda-feira, 6 de outubro, durante o Congresso de Cozinha, nos Jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, com um júri composto por Virgílio Gomes - Presidente de Júri (Gastrónomo), Davide Cunha (Pasteleiro), Beatriz Matias (Pasteleira Mapa - L"and Vineyards), Isabel Zibaia Rafael (Autora e Blogger), Paulo Amado (Diretor - Edições do Gosto), Lara Figueiredo (Pasteleira MACAM) e Joana Barrios (Apresentadora - 24 Kitchen e Autora).
Cada membro provou os pasteís dos 12 estabelecimentos finalistas - Café Ponte da Várzea (Sintra), Casa do Padeiro (Queluz), Confeitaria da Glória (Amadora), Diamantino e Alberto (Lisboa), O Pãozinho das Marias (Ericeira), Padaria da Né (Damaia), Panicoelho, Panificação e Cafetaria (Rio de Mouro), Pastelaria Aloma (Lisboa), Pastelaria Batalha (Lisboa), Pastelaria Patyanne (Castanheira do Ribatejo), Pastelaria Santo António Castelo (Lisboa) e Pastelaria Taigui (Lisboa) - de forma cega, para garantir uma avaliação completamente isenta.
Durante a prova foram pontuadas características como "Aspeto", "Toque da massa", "Sabor e consistência da massa", "Recheio" e "Sabor global". Além da Pastelaria Aloma, destacaram-se ainda O Pãozinho das Marias e a Confeitaria Glória, que consquistaram o segundo e o terceiro lugar, respetivamente.