Ao longo de todo o mês de julho, há mais de uma dezena de eventos ao ar livre, e com entrada gratuita, com o regresso do festival cultural da Universidade do Porto.
Corpo do artigo
Julho traz na carteira um leque de atividades culturais ao pátio do Polo Central (Reitoria) do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, com o regresso da iniciativa Noites no Pátio do Museu. Na edição de 2025, o programa soma mais de uma dezena de eventos ao ar livre, e com entrada gratuita (o acesso faz-se pela Cordoaria), sempre pelas 21h30.
Na música ao vivo, os destaques vão para Rão Kyao (26 de julho), Trabalhadores do Comércio (25) e BAN (24), num regresso inédito da banda dos anos 1980, com três dos elementos da formação original do grupo, João Loureiro, Ana Deus e Rui Fernandes, a subirem ao palco.
A dança contemporânea, ainda assim, dá o arranque das festividades, a 2 de julho, com o espetáculo "Fuga Para O Tempo Presente - O Leve Poder Da Lua Apenas Queima Os Olhos", da autoria da associação cultural NUISIS ZOBOP. Já dia 3, o linguista Marco Neves, com mais de 60 mil seguidores no TikTok, vai contar-nos "Sete Segredos do Português". A 4 de julho, tem lugar o workshop "Performance e Bem-Estar", onde Josefine Fuentes vai trabalhar a respiração, a postura e a expressão facial.
"Da dança à música e da poesia à performance, passando pela partilha de conhecimentos sobre temas como língua portuguesa e a enologia, apresentamos um programa eclético que se dirige a um conjunto de públicos muito variado”, afirma a vice-reitora para a Cultura e Museus da U.Porto, Fátima Vieira. “É mais uma oferta à cidade e a todos aqueles que se quiserem juntar a esta comunidade que se quer plural. Uma proposta que se alinha com a missão que tem guiado a atuação da U.Porto, ou seja, a de democratizar o acesso à cultura”, reforça a dirigente.
O programa completo, que inclui ainda atividades ligadas à poesia e às provas de vinhos, por exemplo, pode ser consultado no site oficial.