
Foto: DR
Ricarte Monteiro e a sua mulher chef Cecília animam diariamente o restaurante A Mexicana, na Guarda. Cozinha de raízes e proximidade, fica na zona mais alta da cidade, o que faz deste restaurante uma das mesas mais altas do país
A ementa d'A Mexicana varia diariamente, consoante as disponibilidades do mercado. O nome pode induzir em erro e levar a pensar que se trata da um restaurante de cozinha mexicana, mas é apenas uma designação decorrente do gosto pessoal dos proprietários. Queijinho e fritinhos podem ser servidos como entradas, dependendo da fome com que se entra nesta casa altaneira. A chef Cecília prepara sopas ótimas e bem apaladadas. Já provei a de feijão verde, fantástica, e a canja de amêijoas. Ambas me ficaram na memória.
Estamos a uma distância razoável da costa atlântica, mas suficientemente perto para conseguir usufruir de peixe e marisco fresquíssimos. Faz-se um maravilhoso cherne grelhado, como se estivéssemos à beira-mar. A dourada na brasa é excecional e é preparada no ponto certo, para lhe sentirmos a frescura que tanto buscamos. Também há robalo grelhado exemplar, que exploramos delicadamente e de forma apaixonada. São brilhantes os chocos à lagareiro que a cozinha prepara. Azeite de gabarito e apresentação primorosa. Já aqui me deliciei com incríveis filetes de garoupa com açorda de gambas. E certa vez foi-me servido um delicioso bacalhau com molho de camarão. Vale por isso sempre a pena perguntar quais os peixes do dia disponíveis.
Os pratos de carne são gloriosos. A raça jarmelista tem raízes aqui perto e, apesar de rara, é de ir ao mais alto dos céus. Infelizmente, nem sempre há, mas não custa nada perguntar a Ricarte Monteiro sobre a disponibilidade. Havendo, não hesite e peça. Os nacos de vitela com arroz de feijão são produzidos com essa excelente vitela Jarmelista, assim como a posta à Mexicana. Qualquer uma delas configura paraíso. Também gosto muito dos medalhões de vitela com ananás. Brilhantemente processados e temperados. Faz-se um cabritinho de leite assado na brasa que vai bem com um dos excelentes vinhos mantidos por Ricarte na sua garrafeira. O bife com molho de pimenta é outra especialidade a que ninguém é indiferente. E há lombinhos de porco grelhados ou fritos macios e tenros, como a gente gosta.
O elenco de sobremesas varia conforme o dia, mas chamo a atenção para o leite-creme que sai das mãos mágicas de Cecília, é inesquecível. Como tudo o resto nesta casa de elevado gabarito.
A Mexicana
Avenida Cidade de Safed, 20, Guarda
Tel.: 271 211 512
Das 12h às 15h e das 19h às 22h, de quinta a terça
Preço médio: 23 euros
"Prato do dia" é um guia Evasões/TSF pelos restaurantes de Portugal. No ar de segunda a sexta, depois do meio-dia e das 18 horas. Também disponível em tsf.pt.
