
Restaurante À Parte, em Lisboa
Foto: DR
O restaurante À Parte, em Lisboa, é todo um universo diferente de fruição e prazer da mesa. O casal Lina Santos e Henrique Pinheiro intervencionou de forma muito subtil este apartamento no centro de Lisboa
Cada divisão desta magnífica casa onde nasceu o restaurante À Parte tem vocação própria e está orientado para o prazer da mesa. A minha divisão favorita é a cozinha e dá para um jardim interior cheio de charme. Brasil, Itália e Portugal marcam presença com as suas mais-valias, prazeres e sabores.
Nas entradas contamos logo com um excelente carpaccio de novilho maturado com alcaparras e parmesão. Carne especial, corte inigualável e muito fino, a deixar-se impregnar pelos temperos e azeite virgem. Serve-se um magnífico pão de alho com mozarela e faz-se uma excelente bruschetta de tomate com orégãos. Há uma tábua de presunto de cura nacional que nos dá a volta à cabeça e que não hesitamos em acompanhar com um dos diversos brancos excelentes da garrafeira. Sou incondicional fã do queijo Brie gratinado com mel e nozes, vai muito bem com pão fresco do dia. As gambas fritas com alho são de frescura irrepreensível e devoram-se sem nos darmos conta. E adoro vieiras com mash de batata e citronela.
Os pratos de peixe configuram pura sedução. Caso por exemplo do filete de robalo com risoto de camarão e espargos verdes. Os risotos desta casa são de resto os melhores de Lisboa. Faz-se um maravilhoso camarão tigres com risoto de lima que é impossível resistir a repetir. E o lavagante assado com frutos do mar é de ir às lágrimas. Faz-se um incrível polvo assado com batata-doce ou assada, de frescura e tenrura a toda a prova. E o bacalhau assado batatas a murro mostra e marca o território bem nacional em que nos encontramos. Fantástico.
Nos pratos de carne, damos com pratos de autor que apenas aqui encontramos. Recomendo vivamente o bife da vazia com risoto de cogumelos e bacon. Carne de gabarito, processamento culinário a condizer. É fascinante a picanha com alho na tábua com arroz branco, feijão preto e banana frita.
Os doces da casa são servidos a copo e são todos fantásticos. E há bolos à fatia que nos deixam sem palavras. Que é como ficamos no final de uma refeição no À Parte. Voltamos amanhã.
À Parte
Avenida Defensores de Chaves, 14-C, Lisboa
Tel.: 213 543 068
Web: a-parte.com
Das 12h15 às 15h30 e das 19h45 às 23h30, de segunda a sábado
Preço médio: 25 euros
"Prato do dia" é um guia Evasões/TSF pelos restaurantes de Portugal. No ar de segunda a sexta, depois do meio-dia e das 18 horas. Também disponível em tsf.pt
