Na Ímpar Marisqueira, em Loures, é tudo diferente e inesperado. O espaço é informal, orientado para o toque a reunir com os amigos, numa clara evocação dos tempos de antigamente. Vir aqui é por isso como que viajar no tempo.
Corpo do artigo
O nome diz quase tudo. Na Ímpar Marisqueira, em Loures, é tudo diferente e inesperado. O espaço é informal, orientado para o toque a reunir com os amigos, e a comida tem o saudável gosto dos bons momentos. São felizes os que moram por aqui, têm o paraíso à mão de semear, numa clara evocação dos tempos de antigamente. Vir aqui é por isso como que viajar no tempo.
Chegamos e temos ao nosso imediato dispor aqueles petiscos que jamais dispensamos. Rissóis, croquetes e pastéis de bacalhau. Camarão de Espinho. Gambas al ajillo. E ameijoas à Bulhão Pato. Entrando nos pratos principais e temos por exemplo filetes de pescada com salada russa. Os filetes bem fritos e apaladados, como a gente gosta. Nesta altura do ano, claro que há sardinhas assadas na brasa com salada de pimentos. Quase todos os dias, há bacalhau à lagareiro, essa variante que ninguém inventou, inventaram-na todos. Bom produto, excelente azeite e está o prato garantido. Em dias felizes, há bacalhau à Brás, que com meio jarrinho de vinho branco fresquinho põe-nos perto da suprema felicidade. Há sempre peixe assado no forno, convém indagar junto do pessoal para obter orientações. E as massinhas de cherne ou tamboril são infalíveis.
Passamos aos pratos de carne e quase sempre encontramos dobradinha com feijão branco, deliciosa e de novo amiga de bom vinho branco. O frango guisado com massa à Ímpar é todo um tratado e leva-nos ao pináculo do prazer epicurista. Faz-se uma entremeada saloia à moda de Negrais que não tem paralelo no resto do mundo. Lá está, é ímpar. O churrasco é visita recorrente dos vários cortes de carne disponíveis. Caso, por exemplo das maravilhosas costeletas do Barroso, com a assessoria competente de batatas fritas, ou outra da nossa preferência. A picanha é muito saborosa. E o bife grelhado com ovo é um daqueles devaneios a que todos temos direito. No Ímpar, não tem comparação. Os pratos de tacho são sempre imperdíveis, caso por exemplo da feijoada à transmontana. Não há dia certo para acontecer, mas quando acontece é mesmo de ir por ela.
As sobremesas são de recorte caseiro e correspondem na perfeição ao que esperamos. Mousse de chocolate, pudim e leite creme são boa companhia para terminar a refeição em beleza. Não há muitos lugares como este Ímpar, em que somos adoptados logo desde a primeira visita, e depois visitamos sempre como se fôssemos família. É fundamental termos casas assim.
Ímpar Marisqueira
Rua Dr. Teófilo Braga 17-A 2670-480, Loures
Tel. 219 822 786
12h-24h
Fecha: Sábado
Preço médio: 18 euros