
O Antiqvvm, no Porto, é um restaurante onde uma refeição é um autêntico manifesto.
O chef Vítor Matos tem aqui o seu espaço natural de criação e o seu trabalho é reconhecidamente da maior complexidade. Tem além disso uma simplicidade desarmante na exploração à mesa, graças à sua clarividência culinária e ao invulgar arsenal técnico de que dispõe.
Corporiza a primeiríssima liga da nossa alta cozinha, com a correspondente distinção no famoso guia Michelin. A sequência de doze pratos do menu intitulado "De volta às origens" é composta por outros tantos momentos. O equilíbrio da refeição está contudo garantido pela genial sequência, que garante boa digestibilidade e muito sabor.
Começamos por um momento de gamba violeta e caril, marcadamente exótico e evocativo da grande viagem inicial, aquando dos descobrimentos. O segundo momento tem na base uma curiosa conjugação de lavagante e abacate que é sempre de aplaudir, pela cura da peça marisqueira e pelo contraste de texturas. Segue-se o salmão e citronela, sabores bem pronunciados e ligados, numa complexidade significativa. Chegamos ao quarto momento, composto por garoupa, berbigão e temperos bem escolhidos. Estamos muito bem, a trajetória gourmet foi bem delineada pelo nosso herói.
No passo seguinte, temos imperador e lula. Um peixe rico e firme, conjugado com lula fresca, festa para os sentidos que é também novidade e diversão. O sexto momento marca o meio da degustação e justifica só por si harmonização vínica especial. Tem salmonete e couve flor na base e configura desafio que pode passar por um vinho branco ou tinto, mas sempre muito fino e elegante, que os ingredientes principais merecem. O sétimo prato encerra a viagem pelo reino de Neptuno com um magnífico pregado com trufa negra. Peixe glorioso, que obviamente liga bem com a trufa e ao mesmo tempo simboliza a dualidade mar e terra.
O pombo e especiarias que se segue é o culminar da parte salgada da refeição e puxa pelo melhor do inesgotável talento do grande chef que é Vítor Matos. A vida é bela. Vem depois um prato que é também um divertimento de abóbora e pinhões, que pode ser interpretado como primeira sobremesa. Logo seguido pelo momento dióspiro e citrinos, claramente a propor que se termine em beleza esta grande e genial refeição. Com o café, são servidos excelentes petit fours, fechando o ciclo mágico que é toda esta experiência absolutamente original. Até já, chef Vítor.
Antiqvvm
Rua de Entre-Quintas 220, Porto
Tel.: 912 024 754
Web: antiqvvm.pt
Das 12h30 às 13h15 e das 19h30 às 20h15. Encerra domingo e segunda
Preço: Menu Completo 265 euros (harmonização vínica 195 euros)
