
O restaurante Casa Nunes by Zé Tó, na Parede é para muitos como que uma segunda casa.
É um espaço recente, e foi lá que o empresário José António Nunes - Zé Tó - se estabeleceu, após um longo posto restaurativo na Ajuda. Hoje encontramos as pessoas de sempre a laborar ao seu lado. Destaco, claro, a chef Sónia Santos, responsável pela criatividade e marca culinária desta Casa Nunes.
Após algumas investidas, respiro de alívio, porque tudo continua com a energia do costume. Para debicar à laia de entrada, há salpicão de Serpa e presunto Pata Negra para fatiar, que faz combinação de luxo com um copo inicial de vinho branco selecionado por Zé Tó, dentre a copiosa oferta de que dispõe e com que nos encanta.
Gosto muito dos figos com presunto, alternativa muito válida em relação ao vezeiro melão. As gambas al ajillo configuram perdição e queremos sempre reforço, ou dose dupla. E as amêijoas à Bulhão Pato da chef Sónia são perfeitas. Mesmo que não seja cliente de sopas, atreva-se e prove a fantástica sopa alentejana com ovo escalfado. Piso bem feito, tempero viciante.
Nos pratos de peixe, sou fã da maravilhosa canja de garoupa com amêijoas, é deliciosa e apresenta um encontro notável de texturas e sabor. Também gosto muito do pregado frito com arroz de grelos. Tem crocância, muito sabor e um molho fantástico. E há um prato delicioso, o folhado de lavagante à Nunes, que não conseguimos parar de comer.
Os pratos de carne são originais e encontramos pérolas como o tachinho de porco ibérico com camarão. É um "surf and turf" francamente convincente, suculento e saboroso. A empada de perdiz à moda de Serpa é imperdível, crocante no exterior, cremosa no interior. Não têm conta as vezes que aqui me deliciei com a lebre no pote com feijão branco. É prato que nem todos conseguem executar e é bastante exigente nas diferentes cozeduras exigidas. O cabritinho da serra à alentejana é assado no forno e é temperado com ervas frescas. Faz as delícias de todos na mesa.Claro que gosto muito das costeletas de cordeiro, fritas ou grelhadas, com boas migas ao lado são excecionais.
O momento mais doce aproxima-se e há muito por onde escolher. O arroz doce é especialidade da casa. O bolo de bolacha é fantástico. E as farófias minhas grandes favoritas são muito bem feitas. Nada se perdeu na mudança para a Parede. Isto porque a Casa do Nunes é também a casa de todos nós. E porque o Zé Tó é único. Vida longa à nova casa.
Casa do Nunes by Zé Tó
Rua de Luana 914, Parede
Tel. 214 574 668
Web: casadonunes.pt
Das 12h às 16h e das 19h às 23h. Encerra segunda e jantar de quarta.
Preço médio: 40 euros
Prato do dia é um guia Evasões/TSF pelos restaurantes de Portugal. No ar de segunda a sexta, depois do meio-dia e das 18 horas. Também disponível em tsf.pt.
