
No portuense Atrevo reina a chef Rita Magro e reinam propostas inovadoras. Sem medo de investir na portugalidade e na intensidade dos sabores.
O restaurante Atrevo, no Porto, é o manifesto da genial e jovem chef Rita Magro, de renúncia aos cânones. Institui-se como inteiramente independente, e nós é que lucramos com isso. De criatividade a toda a prova, as suas propostas são viciantes e inovadoras.
Começamos com pão de massa mãe, manteiga de azeitona, requeijão, tomate seco e azeite virgem extra do Douro. Há entradas diversas e apetecíveis. Por exemplo, atum balfegó, romã, rabanete e funcho. Honra o produto único que é o atum vermelho de Tarragona e dá-lhe um tratamento muito nosso. Muito nosso é também o saboroso bife da vazia, feito bitoque com molho de mostarda. Gosto bastante da entrada composta por feijão-manteiga, chouriço de porco ibérico e couve coração. Tudo bem harmonizado, sem medo da intensidade de sabor. E é deliciosa a gema, cogumelos de outono, queijo São Jorge e bimis.
Nos pratos principais surgem propostas cheias de portugalidade. É profundo o cachaço de bacalhau, broa de milho, couve e azeitonas. É uma peça do fiel amigo bastante rica em colagénio e proteína, a que outrora não dávamos muita importância, até porque era de difícil exploração à mesa, com garfo e faca. Trata-se de uma peça com espinhas grandes e precisa de ser trabalhada na cozinha. Aqui, o trabalho está todo feito e a fruição é muito facilitada. A assessoria com que é servida aguça a gula ao limite. Pede-se um copo de vinho branco, e a casa tem boas opções. Também vai bem com vinho tinto sem madeira. É delicioso o peixe fresco do dia, arroz do Mondego, coentros e mexilhão. Abordagem fresca e sápida ao património marinho, deve consultar-se a casa para saber o que há disponível no dia.
Os pratos de carne são igualmente cativantes. É o caso do magret de pato, pera rocha, aipo tostado e alho negro. Muito boa ligação de ingredientes e trabalho perfeito nos temperos, nacionais e exóticos. Há um frango à Bairrada, castanha, cogumelos e maçã verde, que nos aproxima do nirvana. Utiliza técnicas e formas de cozinhar que o abeiram do leitão, mas vai mais além, pelo envolvimento dos cogumelos e da fruta. Cria um ambiente único no palato.
As sobremesas são muito apelativas. Aconselho o cheesecake basco, queijo Serra da Estrela, pera rocha e cacau. É tentadora a castanha, abóbora de Hokkaido, fava tonka e chocolate. E faz-nos voar a banana da Madeira, mascarpone, caramelo salgado e chocolate 78%.
Atrevo
Rua do Morgado de Mateus, 51, Porto
Tel.: 934 214 652
Web: atrevorestaurante.com
Das 19h às 23h, de terça a sexta; das 12h30 às 15h e das 19h às 23h ao sábado
Preço médio: 55 euros
Prato do dia é um guia Evasões/TSF pelos restaurantes de Portugal. No ar de segunda a sexta, depois do meio-dia e das 18 horas. Também disponível em tsf.pt.
