
O restaurante Izakaya Oni, em Coimbra, simboliza, antes de mais a popularidade imparável das cozinhas étnicas em Portugal. No tocante à cidade do conhecimento, isso é ainda mais notório. Izakaya é o modelo mais democrático e quer dizer taberna japonesa.
A oferta é bem sofisticada, está bem patente a diversidade de texturas e sabores que a cozinha oriental tem para nos oferecer. No domínio dos otsumami, ou petiscos, encontramos muita escolha. A mais simples é a edamame, que quer dizer fava verde de soja. Excelente e passada ligeiramente pelo molho de soja fica ótima.
A guioza da casa é surpreendente. Trata-se de um delicado dumpling caseiro de carne de porco que sabe sempre muito bem. Gosto muito do tori karaage, frango frito disponibilizado numa rica configuração. A katsu sando, que em termos práticos é uma sandes de lombo de porco panado, vale só por si a viagem e é toda uma grande instrução. A tamago sando é uma simples sandes de ovo e é deliciosa, condimentada à boa maneira oriental. Encontramos nesta espécie de gruta de Aladino Ebi korokke, croquetes cremosos de camarão. Maravilhoso petisco, de satisfação mais que garantida. Surpreende a sofisticação e ao mesmo tempo a simplcidade desarmante.
Sou grande fã da nasu dengaku, ou beringela com pasta de miso. Configura petisco vegano e é inesquecível. E adoro o oniguiri de salmão, que é um bolinho de arroz com salmão cru, a evocar a raiz original do sushi. Consumia-se nas lotas de peixe como aproveitamento. Baseado em aparas valorizadas pela mão de obra direta, era alimento de raiz popular. Faz-se um fantástico karé raisu, que é caril japonês de legumes. Muito bom.
A secção de sopas ramen está muito bem fornecida. Está disponível em estilos diversos, ou caldos, todos marcados pela presença de ovo ou gema. O ramen Shio é constituído por cebolinho, ovo, couve chinesa e carne de porco fatiada, e agrada sempre. Há muita ciência dentro destas tigelas preciosas. A mais especiada e picante é talvez a Tantam, que leva nori, cebolinho, ovo, alga wakame, naruto e carne de porco picada. Fica-se bem alimentado por um dia inteiro.
E é fantástico o ramen Mazemem, que consta de cebolinho, cebola frita, cogumelos, kimchi, carne de porco picada, rebentos de soja e gema de ovo. Para a doce terminação, opte pelo genial cheesecake de sésamo. Belíssimo encontro de texturas e muito sabor. Esta taberna de inspiração japonesa terá sempre muito para nos dar. Voltamos sempre.
Izakaya Oni
Rua Pedro Rocha 9, Coimbra
Tel.: 912 754 762
Das 12h às 14h30 e das 19h30 às 22h30. Encerrra quarta e quinta
Preço médio: 28 euros
Prato do dia é um guia Evasões/TSF pelos restaurantes de Portugal. No ar de segunda a sexta, depois do meio-dia e das 18 horas. Também disponível em tsf.pt.
