Nesta casa na Guarda, o objetivo é o prazer supremo à mesa. Com muito marisco, especialidades de peixe e imponentes pratos de carne
Corpo do artigo
Estaciona-se, petisca-se e come-se bem na Marisqueira Sardinha, na Guarda. Fica numa das rotundas mais movimentadas da cidade, onde normalmente se passa depressa demais. Mas acaba por se perceber o tesouro gastronómico que aqui está. O marisco é sempre fresquíssimo e vem das melhores proveniências marítimas, e a competente cozinha prepara tudo no ponto ideal, à espera da nossa visita.
Se é dado ao debulhe marisqueiro, tem ao ser dispor um copioso misto de marisco, composto por búzios, burriés, camarão da costa, canilha, gamba média, gamba pequena, ostras, navalheiras, percebes e casco de sapateira. Podemos acrescentar ou tirar, de acordo com o nosso gosto pessoal, o objetivo da casa é o prazer supremo.
Pode encurtar um pouco e deixar mais espaço no estômago para chegar ao paraíso das especialidades de peixe que a casa propõe. Gosto muito da açorda de marisco, temperos divinais e textura impecável. É brilhante o bife de atum dos Açores em cebolada, frescura impactante e técnica culinária apurada. Recordo com carinho e sentido da gula as várias vezes que me deliciei com o caril de gambas aqui da Sardinha. É feito à moda de Goa e tem as especiarias bem vivas, a clamar por um dos excelentes vinhos da garrafeira. Funciona muito bem com um branco da Beira Interior, onde nos encontramos, da casta Fonte Cal.
Entre as especialidades da casa, há um naco de novilho à ceifeira com gamba selvagem que configura a combinação inefável “surf and turf”, mar e terra, e que é aposta vencedora. Deixe-se seduzir pela grelhada mista de peixe, de configuração variável, mas diariamente a oferecer o melhor do dia. Ou faça uma visita ao expositor de peixes, onde poderá fazer a sua escolha.
Os pratos de carne são muito apelativos e claro que há um excelente bife à portuguesa. Também há francesinha à Sardinha, gosto muito da que aqui se faz. Há uma excelente costeleta de vitela na brasa que dá para partilhar, caso se venha de empreitada marisqueira valente. Recomendo sem hesitação os medalhões de vitela com arroz de feijão, são deliciosos e o arroz é caldoso e muito equilibrado. Não deixe de provar o cordeiro na brasa com maçã assada, é mesmo uma maravilha e é equilibrado, não pesa demasiado e põe-nos felizes.
Para sobremesa, escolha, por exemplo, o excelente bolo brigadeiro, ou o sugestivo bolo de bolacha que aqui se faz. Ou opte por uma boa fatia de queijo Serra da Estrela. Se a Guarda fica perto do céu, uma refeição na marisqueira Sardinha é porta para o paraíso.
Marisqueira Sardinha
Rua António Sérgio, 4, Guarda
Tel.: 271 215 448
Web: marisqueirasardinha.com
Das 12h às 2h. Não encerra
Preço médio: 30 euros