
Mil-Homens
Foto: DR
A Casa Mil-Homens, em Portagem, Marvão, é referência gastronómica incontornável do norte alentejano. Hélder Pires, proprietário e chef, governa casa e fogões deste sítio todos os dias renovado. Dulce Candeias secunda-o na cozinha, e ambos mantêm um cardápio fortemente baseado na tradição
Este restaurante único permanece em funcionamento desde o final dos anos 1960, no mesmo local em que foi fundado. Bordeja o rio Sever, que juntamente com a icónica ponte quinhentista de Portagem, compõem um cenário verdadeiramente idílico.
Como entradas, dispomos de queijo fresco, que exploramos com pão alentejano acabado de fazer. Também há queijo de Nisa fatiado. E dispomos de presunto nacional de boa cura, petisco a que nenhum português se nega. Os enchidos regionais pontificam, em oferta gloriosa. O bem conhecido e viajado sarapatel tem aqui origem muito provável. É um prato caldoso feito com as miudezas do borrego que é também preparado na remota Índia goesa. Configura sopa de forte pujança, e francamente é prato que eu adoro.
Os pratos de peixe contemplam outro prato bem alentejano. Falo da alhada de cação com pão frito, que no Mil-Homens é particularmente bem feito. O bacalhau dourado é muito bom e guloso. Evoca o bacalhau à Brás, que tanto apela à nossa gula. E há choquinhos grelhados com camarão que viciam logo na primeira garfada.
Os pratos de carne configuram praticamente todos perdição. Coloco à cabeça a galinha tostada em azeite, prato da grande tradição alentejana. Trata-se de galinha cozida desfiada que se passa por azeite e alho, delícia garantida. Faz-se cabrito de cachafrito, outra grande especialidade. O cabrito é cortado em pequenos cubos, frita-se e estufa-se longamente. Não se consegue parar de comer, tal a força culinária que comporta. O ensopado de borrego é extraordinário. Carne tenríssima e saborosa, come-se à colher, num caldo primoroso. Nesta casa cozinha-se bem. Há migas de batata à antiga, feitas com tomate e carne frita. E os pezinhos de porco de coentrada são geniais. Nada me dá mais prazer do que ir comendo os pedaços estufados e chupando os pequenos ossículos. É excelente o javali à caçador, e o veado com setas é um estufado longo e feliz.
Termine docemente com uma salada de fruta com azeite e mel. Faça check-in no Hotel Sever e fique por um par de dias, para poder provar o resto do cardápio. E prepare-se para voltar muitas vezes.
Casa Mil-Homens
Rua Nova, 14. Portagem, Marvão
Tel.: 245 993 122
Web: facebook.com/p/Restaurante-Mil-Homens
Das 12h30 às 15h e das 19h30 às 22h, de terça a sábado; até às 15h ao domingo
Preço médio: 23 euros
