Prato do Dia: o bem-vindo toque caseiro. com mar ao fundo, do restaurante Casa dos Suecos, na Figueira da Foz

Foto: DR
No restaurante Casa dos Suecos retira-se a inspiração certa da linha de costa que está mesmo ali. Mas também se sai com brilhantismo nos pratos de carne
Corpo do artigo
O restaurante Casa dos Suecos, na Figueira da Foz é, desde a sua fundação, lugar de paz e tranquilidade. Começou por ser uma casa para albergar pessoas vindas da Suécia, para trabalhar em projetos diversos na região. Foi a própria população que batizou o lugar, chamando-lhe carinhosamente Casa dos Suecos. Ainda hoje se pode fazer uma refeição e ficar a dormir por alguns dias, de forma confortável. O proprietário João Miranda preza a harmonia e gosta de proporcionar o melhor a todos os que frequentam a casa.
A sala de refeições é ampla e confortável. Ali servem-se excelentes amêijoas à Bulhão Pato, feitas com produto fresquíssimo. O camarão frito à Suecos é delicioso e feito com chili e gengibre. E prepara-se uma tábua de entrada à Suecos, composta por enchidos e queijos diversos. Com o mar da Figueira aqui mesmo ao pé, sabe sempre bem a sopa do mar que a casa prepara. É feita com peixe e marisco e é fantástica.
Os pratos de peixe são variados e todos estimulam os sentidos ao máximo. O bacalhau à Suecos é grelhado e vem com batata a murro e legumes. É por isso muito português também. Mais ousado mas igualmente saboroso é o atum com molho de mostarda e laranja. Abre caminho para ligações felizes com vinhos. A garrafeira da casa tem os melhores títulos vínicos para cada prato. Gosto muito dos filetes de peixe-galo com risoto de cogumelos. Cremosidade bem conseguida, cozedura muito cuidada, e ligação feliz dos ingredientes entre si.
Os pratos de carne deste lugar único fazem-nos sentir como em casa. Há um bife da vazia grelhado exemplar, feito no ponto que desejamos, acompanhado de batatas fritas caseiras e salada. Também se faz um excelente bife da vazia à portuguesa com ovo estrelado e de gosto mais intenso. Gosto muito dos lagartos de porco ibérico. Os pedacinhos de carne são fritos e depois confiados a uma deliciosa açorda, acompanhada pela competente salada.
Os mais novos e não só vão adorar o brilhante strogonoff de frango que a cozinha prepara. Vem com arroz branco seco, que recebe o molho copioso que caracteriza o prato, e é claramente evocativo da cozinha de todos os dias da nossa infância. É também delicioso o peito de frango grelhado com molho de cogumelos. As sobremesas variam consoante o dia e todas configuram o inconfundível e bem-vindo toque caseiro. Para prolongar o retiro de puro bem-estar, pode sempre ficar a dormir, ou mesmo programar umas miniférias com o mar ao fundo.
Casa dos Suecos
Rua Joaquim Sotto Mayor, 73 A, Figueira da Foz
Tel.: 963 886 013
Web: casadossuecos.com
Das 12h às 15h e das 19h às 22h, de terça a sábado; até às 15h ao domingo
Preço médio: 30 euros
"Prato do dia" é um guia Evasões/TSF pelos restaurantes de Portugal. No ar de segunda a sexta, depois do meio-dia e das 18 horas. Também disponível em tsf.pt.
