O grande trunfo neste lugar especial da Benedita, é a comida saudável.
Corpo do artigo
O Café Vesta, na Benedita é a aposta certa quando se busca o inteiramente novo. Ou quase. O grande trunfo neste lugar especial da Benedita, é a comida saudável. O casal Ely e Myriam é magnético e sintonizar com eles é muito simples. O conteúdo da refeição é essencialmente petiscos, pizza e bagels. Estes últimos já pode ter visto ou provado, e são uma espécie de pão redondo com um buraco no meio. A verdade é que Vesta é a deusa romana do fogo doméstico, e representa a fruição das famílias na sua privacidade.
As pizzas são feitas com massa especial e processadas de forma ainda mais especial. Fogem por isso da banalidade e distnguem-se claramente das demais. Ponho logo os olhos nas três pizzas vegetarianas, de simplicidade desarmante. A Hestia é composta apenas por queijo mozarela, manjericão e azeite, mas o aroma é avassalador e faz crescer água na boca. Parece que nos perfumaram a cabeça. A Ceres é a evocação de outra deusa romana, desta feita relacionada com a agricultura, fertilidade e o amor maternal. É composta por tomate cereja, cogumelos, palmito e azeite e faz-me recordar um restaurante grego em que estive há muito tempo. Estaladiça, e muito gostosa. A Juno é rica em aromas e texturas, e evoca a rainha dos deuses. Queijo mozarela, queijo de cabra, ricota, tomate seco, rúcula, pinhões e mel. Uma maravilha, quem disse que a cozinha vegatariana é pouco saborosa?
Claro que há mais pizzas, atrevo-me a escolher a Vesta, com molho pesto na base. Por cima é uma deliciosa composição de mozarela, mortadela, burrata, pistáchio e azeite. Do outro mundo. Dá para ir todos os dias que nunca se repete a pizza.
Os bagels complementam a oferta de forma brilhante. Aliás, são a alternativa perfeita. O mais simples é o bagel com queijo creme e é delicioso, ficamos a lamber os dedos. Gosto muito do bagel humus, que tem na base pasta de grão de bico, complementado por pepino, tomate cereja, cebola roxa em conserva caseira e azeite. Equilíbrio muito grande na boca, a tentação de repetir é grande. O bagel salmão é genial. Leva queijo creme, salmão fumado, cebola roxa em conserva caseira, rúcula, alcaparras e folhas de capuchinha. Todo um tratado.
A juntar a toda a novidade, há ainda a considerar que o Café Vesta leva o assunto do café muito a sério. São cerca de dez as configurações diferentes que nos são propostas, e o melhor é trocar impressões com os donos, irão aconselhar-nos pelo melhor caminho. Saímos deste promontório de sabores com a intenção de voltar amanhã.
Café Vesta
Rua Monges Cister 24-C
2475-130 Benedita
Tel. 926 235 054
10h-14h30, 18h30-21h30
Fecha: Segunda e Terça
Preço médio: 15 euros