O restaurante Varanda da Régua, no lugar altaneiro da Boavista, é um dos promontórios mais apetecíveis para uma refeição de trama duriense.
Corpo do artigo
O restaurante Varanda da Régua, no lugar altaneiro da Boavista, é um dos promontórios mais apetecíveis para uma refeição de trama duriense. Estamos no coração do Baixo Corgo, que juntamente com o Cima Corgo e o Douro Superior compõe o hipnótico e fecundo vale vinhateiro do Douro. Fica por aqui o maravilhoso miradouro de S. Leonardo de Galafura, o mais belo pôr do sol de Portugal e um dos mais fascinantes locais do Douro, quando já está próximo do seu termo. Aqui no Varanda da Régua encontramos justamente essa atmosfera idílica, que fitamos sem pressa de partir. Foi de resto intenção primordial do proprietário Fernando Olívio, partilhar com os amantes da boa mesa estes quatro andares prazerosos, voltados para o Douro. Começou em 1990 e continua a trabalhar com paixão e afinco.
À laia de entrada, há belíssimos bolinhos de bacalhau. Se lhe juntarmos presunto e salpicão da região, pomo-nos logo em festa. A bôla caseira que aqui se faz é excelente e há alheira grelhada que não lhe fica atrás. O Bacalhau à Varanda é uma excelente experiência inicial e consta de uma boa posta grelhada, acompanhada com verduras, batatas a murro e arroz de forno. Solução gulosa, não há português que a não traga na alma. Há polvo grelhado com migas e batata a murro, regado com azeite virgem extra. É o polvo à Varanda e é maravilhoso. Também há filetes de polvo com batata frita, tenríssimos e cheios de sabor. Gosto muito da truta recheada com presunto, tem o seu trono justamente nas correntes rápidas aqui à volta, e é tradição venerável. Faz-se um bom arroz de marisco, sabe pela vida, com os olhos postos no magnético Douro, com um dos muitos brancos bons da região.
A secção de carnes tem excelentes valores. À cabeça está o cabrito assado no forno, um dos melhores de todo o Douro, acompanhado com batata assada e arroz. A posta de vitela à Varanda é fantástica e é sempre opção a considerar. Há peças maiores para emprestar à grelha que são bem preparadas e muito bem executadas. Falo por exemplo do costeletão de vitela, carne que só aqui se encontra com esta qualidade. À quarta, há tripas, é de tomar nota. Curiosamente, também há carne de porco à alentejana, muito boa e bem apaladada. As doces terminações são variadas, há para todos os gostos. O bolo de bolacha é sempre de provar e o pudim abade de Priscos é delicioso. Faz-se pão de ló húmido, que ajuda à gulodice e ao sabor. Mergulhe neste Douro a seus pés e volte muitas vezes.
Varanda da Régua
Loureiro 5050-315 Régua
Tel. 254 336 949
12h-15h, 19h-22h
Fecha: Segunda
Preço médio: 23 euros