Na aldeia de Souto, perto de Vila Pouca de Aguiar, nasceu recentemente um espaço de turismo rural. A quinta, em si, já é antiga, mas o projeto de João Madureira Teixeira permitiu que ganhasse uma nova vida, recuperando um legado de família.
Corpo do artigo
João Madureira Teixeira, que aos 74 anos continua cheio de vida e de projetos, decidiu recuperar a casa e a quinta onde passou muitos verões na infância e juventude. A essa quinta, em Soutelinho, voltou, mais tarde, para várias temporadas, quando passava férias em Portugal, vindo do Recife, onde trabalhou durante décadas. "Quero deixar este legado para a próxima geração. Preservar o património para o Hugo e a Joana." É, aliás, a sua filha, que dá nome ao projeto. "Desde que era pequena que lhe chamo Janeca", lembra João.
A Casa Grande é o lar de família há muitos anos. "Data de 1901, foi o meu avô paterno que a construiu." À volta, há mais três: "uma a que chamamos Casa das Bonecas, que, de facto, era onde os miúdos brincavam e tinha já sido a antiga escola da aldeia. Depois, há a Casa do Lagar e a Casa do Tanque", refere. A ideia inicial era fazer a reforma da Casa Grande. "Mas, depois, entusiasmei-me um bocado e quis recuperar também as outras, ainda mais antigas, de 1818."
E assim nasceu um projeto de alojamento rural Quinta da Janeca, que é de família e para famílias. Queremos dar aos hóspedes a possibilidade de "viveram" temporariamente numa quinta, onde há silêncio e tranquilidade, a uma hora do Porto ou a 40 minutos de Braga. Todas as casas recuperadas têm agora quartos para alugar: quatro duplos, na Casa Grande, um T2 com kitchnette na Casa do Lagar, dois apartamentos T1 na Casa do Tanque e um quarto com kitchnette na Casa das Bonecas.
Aqui, vive-se mesmo em família. João Teixeira faz questão de ser ele próprio a receber os hóspedes e a servir os pequenos-almoços. "Adoro acordar na quinta e receber os meus convidados. Gosto de contar histórias da casa e de saber as histórias deles." Além disso, João tem prazer em mostrar os cantos da quinta, que outrora "produzia muita batata e gado leiteiro", e levar os hóspedes a visitar as vinícolas das redondezas, até porque "já se faz muito bom vinho em Trás-os-Montes". Agora no verão, com a canícula a apertar, os convidados podem refrescar-se na piscina de pedra, uma recuperação do antigo tanque de granito.
"Era um sonho meu recuperar este lugar que me diz muito. Passava aqui as férias com os meus sete irmãos e mais os primos, era uma brincadeira só! E esta casa sempre foi de receber bem as pessoas e sempre a conheci muito cheia." E é assim que quer que continue.
Quinta da Janeca
Rua José Vitorino Gonçalves, 57, Souto
Tel.: 915 174 111
Web: quintadajaneca.com
Preço: a partir de 99 euros (quarto duplo com pequeno-almoço)