Dois dias de música ao vivo em São Salvador de Briteiros, Guimarães, dão azo a conhecer o património histórico da região, recarregar baterias numa mesa para todas as horas e começar a noite com um inusitado cocktail de cerveja numa praça medieval.
Corpo do artigo
A 25 e 26 de julho, a quarta edição do Rock no Rio Febras assenta arraiais na Quinta da Ponte, São Salvador de Briteiros, nos arrabaldes de Guimarães. O nome denuncia a proximidade ao curso de água, e faz antever a frescura ribeirinha que suaviza as tardes tórridas de verão. Mas ainda que apeteça ficar por ali até começarem os concertos, também há boas razões para sair e explorar os arredores. Além de ser palco de um festival de rock, a freguesia de Briteiros é também morada de um dos maiores exemplares de povoados da Idade do Ferro na Península Ibérica. A cinco minutos do recinto, no alto do monte de São Romão, encontra-se a CITÂNIA DE BRITEIROS, com sete hectares de ruínas a descoberto. Do antigo crasto, que se acredita ter sido habitado desde o primeiro milénio antes de Cristo, consegue-se ver parte das muralhas e das habitações circulares, caminhando pelos arruamentos lajeados. E ainda o balneário, onde os habitantes tomavam banhos de vapor e água fria, descoberto de forma acidental aquando da abertura da estrada nacional. No topo do sítio arqueológico, junto a uma ermida cristã, erguida no século X, abre-se uma bela paisagem sobre o vale.
No FLOWER EAT, não muito longe dali, também se enche a vista com o que chega à mesa, para recarregar baterias a qualquer hora do dia. As panquecas e os crepes são um dos cartões de visita do espaço, cuja oferta vai do brunch às carnes na pedra. A partir das 6h da manhã, a carta extensa permite saciar todos os apetites, sejam eles por um gelado, uma tosta de abacate, um prego no pão, uma francesinha ou picanha. Os cocktails e as sangrias são a parelha mais recomendada para completar a refeição.
Para desmoer o repasto, sugere-se um passeio pelo centro histórico de Guimarães, entre ruelas e praças medievais. No coração da cidade, a praça de S. Tiago preenche-se de esplanadas convidativas. Uma delas é a do PROST!, que se intitula um bar “genuinamente alemão”. Kevin Kruckenhauser juntou ali um conjunto de fatores: tinha o sonho de abrir um negócio próprio, e acabou a seguir as pisadas da mãe, que teve um bar de cervejas, procurando ao mesmo tempo homenagear as suas raízes germânicas. Tem sete torneiras de cerveja, e muitas mais referências em garrafa, na sua maioria belgas. Mas são as alemãs, informa, que o público mais procura. Todos os meses traz uma novidade, para dar a conhecer novos rótulos. E recentemente enriqueceu a carta com uns inusitados cocktails de cerveja, de que é exemplo a margarita feita com uma IPA (Indian Pale Ale), cujo amargor equilibra a doçura habitual da bebida, explica Kevin. Para picar há cachorros, com salsichas e molhos tradicionais da Alemanha. Mais um reforço energético antes de ir cantar e dançar pela noite dentro.
Um festival de rock solidário
Inicialmente criado para promover projetos locais, o Rock no Rio Febras tem vindo a crescer e a alargar o cartaz a bandas nacionais e internacionais. Mas os pilares com que nasceu em 2022 mantêm-se. A organização do evento é feita de forma voluntária, pela comunidade, com a missão de angariar fundos para apoiar as valências sociais da Casa de Povo. A edição deste ano traz à margem do rio Febras um alinhamento de peso, com Linda Martini e José Pinhal Post Mortem Experience, os vimaranenses Paraguaii, Growing Circles e Zamora (o grupo mais recente a pisar o palco), e os norte-americanos The Dandy Warhols a encabeçar o cartaz. Os autores da icónica “Bohemian Like You" vêm a Briteiros celebrar os seus 30 anos de carreira. O festival tem entrada gratuita, mas os passes de acesso devem ser reservados no site, assim como as inscrições para campismo e autocaravanismo. O passe de acesso também está incluído na compra do kit do festival (t-shirt, mochila, copo, fita porta-copo), que tem o custo de 15 euros.
Citânia de Briteiros
EN 309, ao Km 55, Briteiros S. Salvador, Guimarães
Das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h.
Entrada: 5 euros (permite entrada no Museu da Cultura Castreja)
Flower Eat
EM 583, 2192, Prazins (Santa Eufémia), Guimarães
Tel.: 966925417
Das 6h às 19h30. Sexta e sábado até às 00h. Encerra ao domingo.
Preço médio: 20 euros
Prost!
Praça de S. Tiago, 11, Guimarães
Tel.: 913 680 152
Das 14h às 2h. Domingo e segunda até às 00h. Encerra à terça-feira.