Rodrigo Castelo inaugura 4.ª edição dos jantares algarvios Chef's Table com selo Michelin
Rodrigo Castelo, chef galardoado com uma estrela Michelin e uma Estrela Verde com o Ó Balcão, em Santarém, inaugurou a quarta edição do Chef’s Table a 11 de abril. Ricardo Costa, Vasco Coelho Santos e Rui Paula são os nomes que se seguem na iniciativa gastronómica do Pine Cliffs Resort, em Albufeira.
Corpo do artigo
Depois de cozinhar no MIMO Algarve, no Pine Cliffs Resort, em Albufeira, mas a “jogar em casa” com um menu praticamente assente em peixes do rio Tejo com técnicas de cura, Rodrigo Castelo confessou-se satisfeito com a sua participação, fazendo um balanço positivo do arranque da quarta edição do Chef’s Table, na qual se estreou a nível pessoal neste evento. “Até podia ser arriscado virmos cozinhar peixe do rio numa costa tão rica em peixe de mar e marisco, mas o peixe do rio também é muito bom, e ninguém estranhou”, gracejou, à Evasões.
No jantar de 11 de abril - o primeiro de quarto que se estenderão até 23 de maio -, o fundador do restaurante Ó Balcão, em Santarém (detentor de uma estrela Michelin e de uma Estrela Verde no guia de 2024) optou por mostrar o que melhor sabe fazer. A filosofia posta em prática foi, por isso, baseada no “quilómetro zero” e na procura do “desperdício zero”, através do qual todas as partes de um produto são criativamente aproveitadas. “Houve aqui um casal que não comia carne, então fizemos um cherne, transformado as espinhas assadas num jus”, contou.
No restaurante Ó Balcão, que o ano passado celebrou dez anos de portas abertas no centro de Santarém, Rodrigo Castelo trabalha com muitos produtores locais e foca-se especialmente na valorização das espécies de peixe do rio Tejo, sobretudo as que são predatórias e invasoras. “Depois de as curar [através de diferentes técnicas], cozinho-as o melhor que posso e que sei para que as pessoas gostem e para que possa haver uma economia à volta destas espécies”, que desestabilizam o ecossistema. Entre elas estão o siluro, o lúcio-perca e o lagostim do rio.
Satisfeito por ter sido convidado para participar no Chef’s Table, evento de “renomados chefs” que acompanha desde a primeira edição, o chef escalabitano partilhou ainda que “todos os anos” passa férias no Algarve, onde em “todo o lado se come bem”. Poder cozinhar no evento, para um grupo de clientes não habituais, foi um dos aspetos que valorizou, e que o Pine Cliffs Resort tem potenciado ao convidar anualmente um elenco de quatro chefs Michelin nacionais. Seguem-se Ricardo Costa (dia 25 abril), Vasco Coelho Santos (dia 9 de maio) e Rui Paula (23).
Ricardo Costa, do restaurante do The Yeatman Hotel (com duas estrelas), no Porto, vai dar a conhecer receitas tradicionais com uma “abordagem contemporânea e técnicas inovadoras”, enquanto Vasco Coelho Santos, do Euskalduna (com uma estrela), no Porto, promete “transformar a alta cozinha numa experiência divertida e apelativa aos cinco sentidos”. Caberá a Rui Paula, o único repente de todas as edições do Chef’s Table, encerrar o ciclo, mostrando o que tem feito no duas estrelas Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira.
Para dar oportunidade a quem não conseguiu lugar num dos jantares e não quer abdicar de provar um prato Michelin, o restaurante O Pescador, aberto também a não-hóspedes dentro do resort, tem um prato de assinatura no dia seguinte, confecionado pelo próprio chef. Os jantares têm o valor de 195 euros/pessoa (com harmonização vínica) e têm início às 20h, com um cocktail de boas-vindas no MIMO Algarve. Cada jantar tem um parceiro vínico diferente. Depois do produtor Pedro Barreira, Tiago Lopes Correia harmonizará o menu do chef Ricardo Costa. Os restantes serão oportunamente divulgados.