Na cidade, a festa faz-se com bailaricos. Não faltam também sardinhadas e rusgas sanjoaninas. Em Sobrado, há Mourisqueiros e Bugios
Corpo do artigo
Centro Histórico
Até 28 de junho
O Mercado do Bolhão junta-se à festa, como é habitual. Além da cascata comunitária já montada, dia 21 há “Ópera à moda do Bolhão”, com apresentações às 11 e às 19 horas. Às 10 horas, realiza-se uma oficina de balões de São João (repete às 14 horas). No mesmo dia, às 17 horas, o vocalista da Bandalusa, Paulo Ribeiro, dará um concerto na escadaria principal do mercado. Pela noite, realiza-se o desfile das rusgas das sete freguesias e uniões de freguesia da cidade. Começam em frente à Câmara Municipal. Na Praça General Humberto Delgado pode ainda ser visitada a instalação artística “Flores de manjerico”, do coletivo de arquitetos FAHR 021.3, que representa as bancas onde se aglomeram os vasos típicos da época. Na principal noite, a de 23, no Largo Amor de Perdição, atuam Quim Barreiros, Herman José e Pimbaú b2b DJ Paulo Cunha Martins. Em frente à Alfândega, o tradicional arraial de Miragaia recebe a Bandalusa, dia 20; dia 21, Os Solitários; e dia 23 Osiv + Filipe Brás & Max.
Campanhã
Até 23 de junho
A populosa freguesia tem palco montado na Praça da Corujeira. Dia 20, toca Victor Rodrigues, dia 21 a Impecáveis Band e na noite principal da festa sobem ao palco Almanova e Platina. Todas as atuações começam às 22 horas.
Massarelos
Até 23 de junho
No arraial desta freguesia ribeirinha vão tocar, no Cais das Pedras, Ivasom, dia 21, e, na noite de São João, Horiza e Hernâni & Sérgio. Nos Jardins do Palácio de Cristal, também a 23, atuam Cláudia Pascoal e Ana Bacalhau, além da Equipa Turbó Baile. Tudo a partir das 22 horas. No mesmo jardim, no dia 24, a Banda Sinfónica Portuguesa dá um concerto a partir das 18 horas.
Bonfim
Até 29 de junho
A Alameda das Fontainhas é lugar obrigatório de passagem para os foliões. Há sardinha assada, feira, muitos carrosséis e outros divertimentos. A animação musical faz-se com o projeto José Pinhal Post-Mortem Experience, dia 20; os Iniciadores, dia 21; e Musikanto e Alma Latina na noite de 23.
Vila Nova de Gaia
23 e 24 de junho
Na noite de 23, às 22 horas, José Malhoa sobe ao palco montado no Cais de Gaia. À meia-noite, há o tradicional espetáculo piromusical, que este ano se desenvolverá a partir de uma extensão ainda maior do que o habitual – entre a Ponte da Arrábida e a Ponte Luís I. No dia 24 de junho, realiza-se a 41.ª Regata de Barcos Rabelos da Confraria do Vinho do Porto. Parte do Cabedelo, às 12 horas, e termina na Ponte Luís I às 13 horas. Para assistir em ambas as margens do rio.
Sobrado
23 e 24 de junho
Conhecida como Bugiada e Mouriscada, a festa de São João de Sobrado, Valongo, é uma celebração popular com muitos séculos. No ano em que inicia a sua candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, volta à rua, dia 24, o original desfile, uma reminiscência das lutas entre mouros e cristãos, designados localmente por Mourisqueiros e Bugios. Mas ainda antes do dia do desfile há muita música. Dia 21, com Ivandro e Soraia Ramos, dia 22 com Nininho Vaz Maia e Sara Correia, e na noite de 23 com os Calema.