
São Pedro na Afurada, Vila Nova de Gaia
Foto: André Rolo
O dia de São Pedro, assinalado a 29 de junho, é sinónimo de festividades populares em várias cidades. Saiba com que animação pode contar em Vila Nova de Gaia, Montijo, Sintra, Seixal, Torres Vedras e Porto de Mós
Corpo do artigo
Vila Nova de Gaia
As Festas de São Pedro já começaram na freguesia da Afurada, prolongando-se até 30 de junho. No dia 29, um cortejo percorre as ruas do Bairro dos Pescadores, rumo à margem do rio Douro, onde se realiza a bênção das embarcações. Há sardinhadas, broa de Avintes e feira de artesanato.
Os concertos são repartidos entre a Praça Arraial e o Palco Chave Nova. Hoje, dia 26, destaque para Bárbara Tinoco, que atua às 22 horas no Palco Chave Nova. O dia inclui ainda concertos de Eduardo Beli e Ricardo Gomes. Na sexta-feira, 27, a noite começa com o espetáculo "Um ror de palavras”, seguindo-se a atuação de Ricardo Gomes e dos Gipsy Kings by Diego Baliardo. A música prolonga-se pela madrugada com o DJ Fábio Vasquez. No sábado, a manhã promete uma arruada protagonizada pelos Mareantes do Rio Douro. A Escola de Samba e o trio elétrico Brazil a1000 levam o espírito carnavalesco até ao Palco Chave Nova. A noite culmina com fogo de artifício à meia-noite e com Arerêfest. O encerramento está a cargo de mais um DJ madrugada adentro.
O dia de São Pedro começa com arruadas pela Banda Musical 1.º de Agosto, mas é à tarde, pelas 16 horas, que se realiza a procissão em honra do santo. A programação prolonga-se pela noite com atuações musicais na Praça Arraial e no Palco Chave Nova, encerrando um dos dias mais importantes desta romaria. No dia 30 de junho, as festividades continuam com destaque para a atuação de Rosinha, pelas 22 horas.
Seixal
O arranque oficial das festividades aconteceu a 20 de junho, terminando a 29. Sempre às 22 horas, o público poderá ainda assistir a concertos de artistas nacionais, como Djodje (hoje, dia 26), Mickael Carreira (27), Carolina Deslandes (28) e Bárbara Tinoco (29). As atuações decorrem no Parque da Quinta dos Franceses. Também haverá lugar para apresentar jovens talentos musicais locais, assim como bailes populares, folclore e animação de rua. O ponto alto das celebrações será a procissão em honra de São Pedro, padroeiro dos pescadores, agendada para as 18 horas de dia domingo 29, no núcleo urbano antigo do Seixal.
Sintra
De regresso em 2025 à renovada Praça D. Fernando II, as Festas de São Pedro por ali permanecerão até 2 de julho. Além dos restaurantes e tasquinhas que servem os petiscos típicos da época — onde a sardinha assada se destaca como a rainha — o evento conta ainda com espaços dedicados a "street food", doces tradicionais, artesanato, quermesse, assim como carrosséis e outros divertimentos.
O programa musical é vasto e diversificado, destacando-se a atuação do artista sintrense Sérgio Rossi no dia de São Pedro, pelas 22 horas, e o concerto de encerramento com Micaela, marcado para o domingo, 2 de julho, também às 22.
Outros nomes que ainda vão animar estes dias de festividades são a Banda da Sociedade Filarmónica “Os Aliados”, o duo Sintra Ritmus, a banda Ténis Bar e o grupo Alma Rock, que presta tributo ao rock português.
Porto de Mós
Tudo acontece no centro da vila entre 28 de junho e 6 de julho, com um programa de concertos diários de artistas da música portuguesa. A 28, sobe ao palco Bia Caboz, seguida pelos Anjos a 29 e por Nena a 30. A 1 de julho há Ana Malhoa, enquanto a 2 a Banda Recreativa Portomosense apresenta-se com a participação especial de Tim, dos Xutos & Pontapés. A festa continua a 3 com o tributo aos Linkin Park pelos Hybrid Theory, a 4 com Bárbara Tinoco, a 5 com Jimmy P e, para encerrar, a 6 de julho, Tony Carreira.
Além da música, há um conjunto variado de atividades tradicionais e culturais. Destaca-se o evento Tasquinhas, onde se pode provar a gastronomia local, nomeadamente o coscorão e café d’avó. A programação integra ainda uma "Exposição de artesanato, comercial e industrial", atividades equestres, animação de rua e eventos desportivos. O Festival de Folclore de São Pedro, as marchas populares e a procissão em honra do santo padroeiro são outros momentos relevantes.
Montijo
Começam hoje, dia 26, e vão até 2 de julho, na zona ribeirinha e no centro histórico. A abertura oficial acontece às 19 horas, junto aos Paços do Concelho, com um concerto de Diogo Piçarra. Entre as restantes atuações musicais destacam-se Carolina Deslandes, que atua no dia 30, e Os Quatro e Meia, a 2 de julho. Ao longo das jornadas, os visitantes poderão assistir a outros espetáculos musicais, como a atuação de bandas filarmónicas locais, ranchos folclóricos e DJ. No dia 29, evidenciam-se as procissões religiosas que acontecem no rio, em barcos. Um dia antes, haverá oportunidade de participar num “Open de xadrez” no Pavilhão da Sociedade Filarmónica, pelas 15 horas, podendo inscrever-se através do email seccao.xadrez.apm@gmail.com.
O arraial com tasquinhas oferece uma variedade de petiscos e bebidas típicas, enquanto a feira apresenta artesanato e produtos regionais. As Festas Populares de São Pedro no Montijo culminam com espetáculos de fogo de artifício a 2 de julho, à meia-noite, e a emblemática Queima do Batel. Também há atividades taurinas, como largadas diárias e uma corrida na Praça de Toiros do Montijo, bem como o cortejo Marialva. A gastronomia tem destaque especial, com a Noite do Pescador a realizar-se no dia 27, onde será servida a massinha de peixe, e o almoço da classe piscatória no dia 30, valorizando os sabores locais.
Torres Vedras
A Feira de São Pedro de Torres Vedras acontece na Expotorres, no Parque Regional da Exposições. O evento decorre entre hoje, 26 de junho, e 6 de julho. Este ano, Plutónio, Carlão e Xutos & Pontapés sobem ao palco nos dias 4, 5 e 6 de julho, respetivamente. Os bilhetes para os primeiros dois concertos custam 10 euros, subindo para 15 euros a 6 de julho. É possível comprar um passe geral por 25 euros.
As festividades reúnem centenas de expositores, empresas, artesãos e atividades culturais, educativas e de entretenimento. Além dos eventos de maior destaque, há concertos de bandas com diferentes estilos, do samba à música popular, passando pelo rock: Original Bandalheira, Roda de Samba do Serginho, Torres Bombos, Glam, ViraVadio, Gatsby Banda, Nós e Fado, Torres Brass, Bandamecos, Gaiteiros da Freiria, Ar de Cuba e Deixa Rolá. Também há lugar para DJ Carito, DJ Gonçalo Costa, DJ Daniel Barão, Manuel Mourão e DJ Cenoura.
Durante os dias do evento, acontecem igualmente sessões de sensibilização ambiental, como as promovidas pelos Mochileiros da Valorsul, que percorrem o recinto em ações “porta a porta” sobre reciclagem e resíduos. No campo do empreendedorismo e inovação, destacam-se oficinas e debates sobre registo de marcas, aceleração de startups e práticas sustentáveis no setor agrícola, com iniciativas que têm lugar no auditório da feira. Bancas de artesanato e produtores locais disponibilizam alimentos típicos da região, como enchidos, queijos e doçaria.
