A música, a ciência, a arte e o sentido de comunidade voltam a ser celebrados em festival no centro histórico de Guimarães. N'O Retiro, a 7 e 8 de junho, haverá concertos, performances e workshops para todas as idades. A entrada é gratuita
Corpo do artigo
Em Guimarães, no Largo do Retiro, há sempre lugar para mais um. É o caso do festival O Retiro, com palco no centro histórico, que supera as barreiras das idades, desde a música, à performance, à pintura e à culinária.
O primeiro dia do evento, sábado, 7 de junho, começará com atividades que são indicadas à família. “Há Ciência no Largo” irá desvendar mistérios da biologia e da geologia a crianças dos cinco aos dez anos. Posteriormente, Miguel Ângelo Marques, alma criativa da Escola de Desenho Inconvencional, pretende inspirar os participantes às artes do desenho e também entrelaçar a educação artística com a botânica, aprofundando o diálogo entre a arte e a natureza. Ainda neste dia, a Cianotopia toma conta d'O Retiro, desafiando os participantes a usarem uma técnica para revelação de fotografia aplicada desde o século XIX.
Durante a tarde, a partir das 13 horas, suceder-se-ão várias atividades, desde tatuagens com Cristina Vieira, até à exposição “A palavra sai à rua”, um projeto de colaboração entre as escolas do concelho. Dar-se-á ainda o Mercado no Largo, onde é possível ficar a conhecer negócios e artistas. Também se pode observar uma estrutura comunitária criada pelos moradores do Largo do Retiro, em colaboração com os artistas Luís Canário e Ana Duarte.
Destacam-se igualmente vários concertos e performances. Durante a tarde e noite atuam nomes familiares d'O Retiro, como Bea Bandeirinha, Tyroliro e a drag queen madeirense La Aura. Destaque também para a aparição de Luca Argel, cantor e compositor luso-brasileiro.
Domingo, 8 de junho, começará com atividades para os mais novos, com um workshop de pastelaria criativa com a chef Maria Gonçalves, autora de “arte comestível”. O workshop terá o custo de 10 euros. Às 13 horas há tempo para um almoço comunitário feito pelos moradores do largo onde se realiza o festival; seguido de sobremesa preparada por Luís Almeida, Andreia Barão e Maria Terra, e servida num arraial, entre dança e música. Às 16.30 horas, La Aura volta ao palco para uma sessão de bingo. A tarde também contempla um “Pedalar sem idade”, que leva os participantes com mobilidade reduzida numa viagem de bicicleta pelo centro histórico da cidade. Haverá ainda lugar para a peça de teatro “Tu brincas, ele brinca, nós…”, encenada por Ricardo Pinho e Rafa João Neves, que retrata a importância de brincar, não apenas quando se é criança, mas também na vida adulta. Finalmente, a Academia de Bailado de Guimarães fecha a edição de 2025 d'O Retiro.
Os workshops, com preços entre 4 e 10 euros, requerem inscrição prévia, que pode ser efetuada nos links que se encontram em instagram.com/_oretiro.
Criado em 2023, O Retiro tem como missão promover o convívio e as artes plásticas e performativas do local.