Manjericos e bailaricos, sardinha assada no pão e animação, música popular e caldo verde. Lisboa volta a estar em festa ao longo de junho, celebrando o Santo António num sem-fim de arraiais com entrada livre. Estes são cinco dos muitos exemplos.
Corpo do artigo
Campo Pequeno
30 de maio a 15 de junho
O popular Arraial Sagres Avenidas Novas fixa-se por duas semanas ao redor da Praça de Touros do Campo Pequeno, sempre depois das 17h. Música ao vivo, diversões infantis e comidas variadas fazem parte do programa, que este ano tem concertos de Rosinha, Toy, Kamala ou Chave d’Ouro, por exemplo. Como já vem sendo hábito, a 13 de junho há especial foco nos mais novos, este ano com atuação do Avô Cantigas.
Alvalade
12 a 14 de junho
Toy, José Cid, Ena Pá 2000 e Herman José são alguns dos nomes fortes da festa que regressa ao Complexo Desportivo Municipal de São João de Birot, de 12 a 14 de junho. O Arraial de Alvalade terá música ao vivo, um espaço infantil, animação de DJ e atuações de coros universitários, sempre a partir das 17h e noite fora.
Campolide
30 de maio a 14 de junho
É uma das festas mais procuradas pelas famílias, por acontecer num recinto mais espaçoso. O Santos à Campolide volta à Quinta do Zé Pinto, sempre a partir das 16h, mas os concertos principais arrancam pelas 22h: Quim Barreiros, Jorge Guerreiro, Nonstop, Ruth Marlene, Chave d’Ouro e Toy , seguindo-se sempre animação de DJ.
Graça
31 de maio a 14 de junho
Organizado pelos próprios moradores, o Arraial da Vila Berta já arrancou a 31 de maio e prolonga-se até 12 de junho, sempre a partir das 18h. Há noites de fado vadio e de batalha de DJ, arraial infantil, além de atuações de bandas como Deixa Rolá. De 5 a 14 de junho, as festas alargam-se a todo o bairro da Graça com o Arraial de São Vicente, com focos no Largo da Graça e no Jardim Augusto Gil, junto ao Miradouro Sophia de Mello Breyner, com dois palcos, comes, bebes e barraquinhas com as coletividades locais.
Benfica
19 a 22 de junho
Por quatro dias, a Alameda Padre Álvaro Proença é palco para regozijo popular. O Grande Arraial de Benfica traz música ao vivo de Valete e Bárbara Tinoco, Peste & Sida, Gabriel o Pensador e Ruth Marlene e Toy e Xutos & Pontapés. O artista principal da primeira noite ainda “é surpresa”, à semelhança do ano passado, que foram os Gipsy Kings.