Um brunch em frente à praia, um passeio entre sapais e aves protegidas e uma visita vínica com história. Em antecipação da época dos festivais de verão, três paragens e três razões para começar o dia devagar - e chegar ao Marés Vivas já de coração cheio.
Corpo do artigo
Os dias veranis extensos, com festividades pelo meio, pedem manhãs lentas com mesas compostas de sabores. Os brunchs do Janete Experience, em frente à praia de Lavadores, são uma aposta para manhãs tardias, num ambiente de tons pastel, flores e uma larga esplanada com vista direta para o mar. Com um conceito de “brunch sofisticado, a puxar pelo glamour francês”, como descreve a equipa, a carta vai desde menus de brunch como o Francês, composto por croissant, torrada, compota, fruta, minipanquecas e bebida; até snacks como hambúrgueres, bagels, crepes salgados e tostas, ou pratos mais compostos como risotos e pastas. Na doçaria reinam as panquecas, crepes doces, bowls de açaí ou iogurte e gelados. Além do público humano, o Janette Experience acolhe quem se queira fazer acompanhar de amigos de quatro patas.
Antes do frenesim das festas, vale a pena passear tranquilamente pela Reserva Natural Local do Estuário do Douro (RNLED), onde o tempo corre ao ritmo da maré e das asas das aves. Trata-se de uma área protegida, sobretudo dedicada às centenas de aves que por lá vivem ou passam e que podem ser facilmente observadas, uma vez que se trata de um corredor migratório, mais conhecido como Rota do Atlântico Este. Os passadiços de madeira conduzem-nos a dois observatórios, entre canaviais e sapais, onde é possível avistar andorinhas-do-mar, gaivotas, cegonhas e outras espécies migratórias que ali encontram refúgio. Os mais curiosos podem ainda passar pelo centro de interpretação do RNLED para adquirir informações aprofundadas sobre o tema.
E porque há que aproveitar o que de melhor o Grande Porto tem para oferecer, siga-se até à renovada loja da Kopke - a Casa Kopke - que reabriu portas em abril na frente ribeirinha de Gaia. Sob um novo conceito de “livraria de vinhos”, a loja estende-se a três pisos que se dedicam a capítulos distintos da história da Kopke. No primeiro vê-se a exposição dos diferentes vinhos da marca; no segundo absorve-se a história centenária através de publicidade e rótulos antigos; e o último piso possui elementos históricos e fotografias que documentam a evolução do legado da marca. Além da venda dos variados rótulos da Kopke, o espaço permite realizar provas de vinho a copo, com mais de 30 referências disponíveis, sempre acompanhadas com pairing, ou através de packs que incluem diferentes referências.