De 12 de julho a 17 de agosto, há vinhos de produtores de Almeirim para provar em seis praias do país.
Corpo do artigo
O roteiro de Vinhos do Tejo Verão 2025 começa na Nazaré, no fim-de-semana de 12 e 13 de julho. Nos dias 19 e 20 de julho, segue para a praia da Foz do Arelho, no concelho das Caldas da Rainha, e vai depois para Peniche, a 26 e 27 de julho. Das praias do Oeste desce ao Algarve, onde se instala em Lagos, nos dias 2 e 3 de agosto; na Praia da Rocha, a 9 e 10; e termina em Olhão, no feriado do 15 de agosto e no fim-de-semana de 16 e 17.
A iniciativa conta com a presença de cinco produtores do concelho de Almeirim, que para a edição deste ano trazem mais referências vínicas na caravana de Vinhos do Tejo. Entre brancos e rosés, os onze vinhos selecionados primam pela frescura e um carácter descomplicado, "ideal para degustar e alegrar ainda mais os dias quentes e longos de verão", lê-se em comunicado.
A Adega de Almeirim vai ter à prova quatro referências de frisante gaseificado: Cacho Fresco, em branco e em rosé e Obelisco, igualmente branco e rosé. Da Falua vão chegar aos areais destas praias portuguesas as referências Conde Vimioso branco e rosé. A Fiuza Wines, recentemente eleita pelos Prémios Vinhos do Tejo como Empresa Dinamismo, optou por dois vinhos brancos: o Fiuza 3 Castas (feito com Arinto, Chardonnay e Vital) e o Fiuza Sauvignon Blanc. Vindos das duas mais emblemáticas quintas de Almeirim, vão estar em prova o Quinta da Alorna Colheita branco e o rosé, ambos da casa homónima à marca, assim como o Terras de Lobos Touriga Nacional & Syrah rosé, da Quinta do Casal Branco. Todos estes vinhos têm a particularidade de de estarem, na sua maioria, acessíveis em supermercados e hipermercados, mas também, em alguns casos, em plataformas de venda on-line.