A entrega da declaração não abrange o IRS Jovem por ser relativo aos rendimentos de 2024, altura em que ainda não tinha sido aprovada a medida.
Corpo do artigo
O que muda na entrega do IRS?
O Governo prometeu que a partir deste ano a declaração está simplificada e o IRS automático chegará a mais contribuintes. A entrega da declaração começa a 1 de abril, a pouco mais de quinze dias e decorre até 30 de junho.
Qual a principal novidade?
Pela primeira vez vai ser necessário declarar o dinheiro e os bens depositados em paraísos fiscais, preenchendo o modelo 3 do IRS. Outra novidade é a dedução de investimentos dos PPR europeus, à semelhança do que acontece com os nacionais.
Os reembolsos podem baixar?
Sim. O Governo alterou as tabelas de retenção na fonte precisamente para que o alívio fiscal fosse sentido já nos salários de 2024. Como consequência, o valor de imposto a pagar ao Estado por cada contribuinte no acerto de contas final também tem margem de erro menor, baixando o possível reembolso.
Jovens vão ter já as novas regras?
Não. As novas regras do IRS Jovem estão em vigor desde o início deste ano, mas esta declaração refere-se aos rendimentos de 2024. Com a queda do Governo, pode ser uma das medidas que entram na incerteza se o novo Executivo fizer alterações ao Orçamento.