
Personagem de Maria João Abreu ruma a um convento
Direitos reservados
Sete meses após a morte, atriz sai hoje de cena em "A serra". Na ficção, a sua personagem vai para um convento depois de ver a vida em risco.
Corpo do artigo
Foi a 13 de maio que Maria João Abreu morreu, na sequência de um aneurisma cerebral, mas continuou a entrar em casa dos portugueses no papel de Sãozinha na novela da SIC "A serra". A última cena da atriz na história será transmitida hoje e, sem ainda se imaginar a tragédia da vida real, a interpretar um momento de grande emoção.
Por causa do ocorrido, o guião teve que ser readaptado. Como tal, Maria João aparece pela última vez quando a sua personagem quase perde a consciência devido a uma fuga de gás. Sãozinha apanha um susto mas é salva por Salvador (Tiago Teotónio Pereira). Examinada por Ivone (Oceana Basílio), a padeira é aconselhada a descansar. Acaba por desaparecer, deixando duas cartas a revelar que escolheu a reclusão no "convento da Ordem das Cândidas, longe de Fraga Pequena, longe de tudo". Foi assim que se escolheu justificar o desaparecimento físico de Sãozinha, após a partida prematura da sua intérprete, sem tirá-la da história.
"A despedida de uma grande atriz" é como a SIC apresenta a cena derradeira. Pelo seu lado, Daniel Oliveira partilhou um teaser com um resumo do que será visto hoje à noite. "Toda uma equipa a superar uma perda brutal, num dos momentos mais bonitos e comoventes alguma vez feitos na ficção nacional. Na ficção, a Maria João continua entre todos. Na vida também", escreveu o diretor-geral de entretenimento da Impresa na legenda.
Quase diariamente, a atriz a ser lembrada, não só pela família como por todos os que com ela privaram. O marido, o músico João Soares, mantém hábitos que eram dos dois e, mesmo na ausência de Maria João, decorou a casa para o Natal "com brilhos extra".
