O novo filme de Adam Sandler, Jack & Jill, estabeleceu um novo record na cerimónia de "anti-óscares" ao arrecadar os 10 prémios das 10 categorias existentes nos Razzies Awards.
Corpo do artigo
A 32ª edição dos Razzie Awards premiou, este domingo, 1 de abril, dia das mentiras, o que de pior se fez em Hollywood em 2011. O filme Jack & Jill era o "favorito", com um total de 12 nomeações.
Apesar de haver só 10 categorias nos Razzie Awards, Jack & Jill arrecadava quatro nomeações só nas categorias de Pior Ator e Atriz Secundários: Al Pacino e Nick Swardson (ambos candidatos a Pior Ator Secundário); e Katie Holmes e David Spade, este como Mónica (candidatos a Pior Atriz Secundária).
O ator humorista Adam Sandler conseguiu 11 nomeações para os Razzies, tendo estabelecido um novo recorde, nove por "Jack & Jill", uma pelo filme "Engana-me que eu gosto" e outra por "Buck Larson, o rei do porno". Eddie Murphy detinha o recorde anterior, com um total de 5 nomeações em 2007.
O filme Jack & Jill venceu 10 prémios: Pior Filme, Pior Ator (Adam Sandler), Pior Atriz (Adam Sandler no papel de Jill - irmã gémea do protagonista), Pior Ator Secundário (Al Pacino, que se interpreta a si mesmo), Pior Atriz Secundária (o actor David Spade, que competia com Katie Holmes na mesma película), Pior Elenco (inclui pequeno papel de Santiago Segura), Pior Diretor (Dennis Dugan, responsável por quase todas as comédias de Sandler), Pior Remake ou Sequela (por "se inspirar" em Glen or Glenda, de Ed Wood), Pior Dupla de Cinema (Sandler com Holmes ou com Pacino ou consigo mesmo na sua versão feminina) e Pior Guião (Adam Sandler e Steve Koren, guionista nos anos 90 de Seinfeld e Saturday Night Live).
No portal "Rotten Tomatoes", 97% dos críticos consideraram que a comédia de Jack & Jill foi a pior de 2011. Os eleitores concordaram e o filme é o primeiro, em 32 anos de história dos Razzie Awards, a ganhar todos os "anti-óscares" atribuídos.
Entre os filmes candidatos, encontravam-se Transformers 3, Bucky Larson e The Twilight Saga: Breaking Dawn - Part 1.
Em galas anteriores, com protagonistas como Sandra Bullock ou Halle Berry, o ambiente foi diferente, uma vez que as premiadas estiveram presentes para receber os prémios. Este ano, a gala, que decorreu em Santa Mónica, foi pequena, discreta e não contou com a participação dos intervenientes.
Os Razzies surgiram em 1980 para atribuir os prémios mais satíricos e cómicos da sétima arte e destacar o que de pior é feito na indústria do cinema. A iniciativa é da Fundação Golden Raspberry Award, com a colaboração da página web Rotten Tomatoes.