<p>São ricos e famosos. Muitas das "celebridades" mostraram que também têm coração e abriram os cordões à bolsa, doando milhões ao Haiti. Gisele Bundchen e Angelina Jolie estão entre as mais generosas</p>
Corpo do artigo
George Clooney irá participar num programa, a emitir por todos os canais de televisão da MTV, com o objectivo de angariar fundos que reverterão a favor dos haitianos.
O actor junta-se assim a muitos outros nomes de peso de Hollywood tais como Angelina Jolie, Brad Pitt ou Ben Stiller, na angariação do maior número possível de fundos monetários para ajudar as vítimas do sismo.
Angelina Jolie e Brad Pitt foram das primeiras celebridades a ragir à crise no Haiti: anunciaram a doação de um milhão de dólares aos Médicos Sem Fronteiras, que se encontram no Haiti a socorrer as vítimas.
Ben Stiller e Paris Hilton foram duas das muitas celebridades a apelar ao apoio e a chamar a atenção para a tragédia através do Twitter. As chamadas doações através de mensagens de texto, que se estendem ao Facebook, renderam já cerca de 6 milhões de euros à Cruz Vermelha Internacional.
Oprah Winfrey utilizou as grandes audiências do seu “Talk Show” para pedir aos telespectadores que fizessem doações para a Cruz Vermelha.
Chris Martin, vocalista dos Coldplay, a actriz Scarlet Johansson e a cantora Shakira também tiraram partido da sua notoriedade para reforçar a importância das doações.
O ciclista Lance Armstrong ajudará os Médicos Sem Fronteiras e a fundação Parceiros na Saúde com 250 mil dólares, através da sua fundação de caridade.
A modelo Gisele Bündchen doou mais de um milhão de euros, também para a Cruz Vermelha. No blogue pessoal, a super-modelo, que em 2009 arrecadou cerca de 30 milhões de euros, colocou um post a refenciar o trabalho que a Cruz Vermelha está a desenvolver no Haiti.
Tragédia no país de Jimmy Jean-Louis e Wyclef Jean
O actor da série “Heroes”, Jimmy Jean-Louis, é natural do Haiti e passou por horas de desespero enquanto não teve notícias dos pais, habitantes de Port-au-Prince.
Conseguiu, finalmente, entrar em contacto com os familiares ficando seguro de que irmã, mãe e pai se encontram bem, como contou o actor à CNN.
A casa da família ficou, no entanto, parcialmente destruída e Jimmy vai agora viajar até ao Haiti, não só para reencontrar a família mas também para prestar apoio a toda a comunidade vítima do terramoto.
O cantor Wyclef Jean, também ele haitiano, já angariou mais de um milhão de dólares com a campanha “Fundo Yele do Sismo no Haiti”. São 5 dólares por pessoa que aderir à campanha através de uma mensagem de telemóvel.