A vencedora do Festival Eurovisão da Canção de 2014 estreou-se em Portugal com um concerto na discoteca Gossip, em Lisboa, e uma atuação na final do programa "Ídolos", da SIC
Corpo do artigo
Conchita Wurst, alter-ego artístico do cantor austríaco Tom Neuwirth, esteve em Portugal pela primeira vez para divulgar o seu álbum de estreia, Conchita, lançado em maio. A cantora deu uma entrevista ao nosso jornal, na qual fala sobre a sua carreira
No fim de semana deu um concerto na discoteca Gossip, em Lisboa. Como correu?
Foi maravilhoso. Para mim continua a ser estranho ver um evento a dizer "Conchita" e perceber que há pessoas que aparecem. É arrebatador ver uma multidão de pessoas maravilhosas, com rostos sorridentes e a cantar os meus temas.
Que opinião tem dos talent shows?
Já estive em vários programas de talentos e sei perfeitamente como os concorrentes se sentem, sei como funcionam. Gosto muito do conceito.
Venceu o Festival Eurovisão da Canção 2014. O que mudou na sua vida?
Tudo mudou. Desde a forma de pensar numa perspetiva mais comercial, passando pela criatividade. Antigamente tinha um sonho e continuava a ser só um sonho. Agora acordo com um sonho e ligo para o meu escritório: "Hey, tenho uma ideia para um vídeo, uma produção fotográfica, ou outra coisa qualquer". É tão bom ter esta liberdade criativa e perceber que as pessoas ouvem o que dizes. E que te levam a sério. Aprecio isso.
Acha que a sua imagem artística tem ajudado a mudar mentalidades?
Não me atrevo a dizer que tenho o poder de mudar o que quer que seja, mas nas redes sociais recebo muitas mensagens de pessoas que dizem que mudaram a forma de pensar no que toca à comunidade LGBT. É incrível que as pessoas falem comigo e contem as suas histórias. São pequenos passos na direção certa, mas ainda há um longo caminho a percorrer.
Em maio lançou o disco de estreia, Conchita. Como está a correr?
Numa semana atingiu Platina na Áustria! Tive o privilégio de apresentar o meu álbum em todo o mundo, isso é avassalador. Nunca me atrevi sequer a sonhar com isto. Estive na Austrália, estive em Tóquio a fazer uma promoção... é de loucos. Estou muito agradecida.