Com carreiras reconhecidas no cinema, moda ou televisão, várias figuras públicas investem em produções vinícolas, que se traduzem em propostas rosé, branco, tinto ou espumantes.
Corpo do artigo
A representação, a moda ou a música são áreas nem sempre estáveis, nas quais se pode ganhar muito dinheiros nas fases altas, por isso muitos famosos aproveitam os rendimentos extra para investirem em áreas distintas, como é o caso da produção de vinhos. Uma aposta que se acentuou durante a pandemia, com várias celebridades a lançarem marcas próprias.
Gordon Ramsay, o temido chef britânico, conta com a sua própria linha de vinhos desde meados do ano passado, sob o título de Gordon Ramsay Signature Wines, disponíveis nos seus restaurantes ou através do próprio site.
Avaline oferece vinhos orgânico pela mão da atriz Cameron Diaz que, em parceria com a empresária Katherine Power, a fez chegar ao mercado em julho de 2020. De acordo com a "Forbes", nos dois primeiros meses foram vendidas 120 mil garrafas. Com negócios diversificados, em fevereiro deste ano o ator Leonardo Di Caprio investiu na marca de champanhe francesa Telmont, sem descurar a preocupação com a sustentabilidade. "Desde a proteção da biodiversidade nas suas terras até o uso de eletricidade 100% renovável, a Champagne Telmont está determinada a reduzir radicalmente o seu impacto ambiental, o que me deixa orgulhoso de participar como investidor", declarou, na altura, em comunicado.
Vencedor de um Oscar e nomeado cinco vezes para os Emmy, Idris Elba estreou-se neste negócio em 2020, a par de duas propriedades produtoras francesas, criando a marca Porte Noire. Champanhe é a proposta forte, que pode ser experimentada, entre muitas outras referências, no wine bar que o ator abriu na zona de Kings Cross, em Londres.
Notas de criatividade
Antes de celebrar o 52.º aniversário, a cantora e atriz Kylie Minogue entrou para o mercado em maio de 2020 com vinhos homónimos, reunindo no portfólio referências rosé, prosecco rosé, Merlot, Sauvignon Blanc e um espumante bruto. Vendem-se sobretudo no Reino Unido mas também podem ser encontrados nos Estados Unidos e Austrália.
Snoop Dogg"s Cali Red e Cali Rosé tem a assinatura do rapper Snoop Dogg que, há dois anos, se associou à marca australiana 19 Crimes para lançar o seu primeiro vinho californiano. Nomeado nove vezes para os Grammy, o também rapper e compositor Post Malone propõe o Maison No. 9, um rosé francês caracterizado pela longa garrafa de 750ml.
Reconhecida pelos cobiçados vestidos de noiva, em 2021, a designer de moda Vera Wang arriscou no prosecco Party, um espumante feito com uvas glera colhidas na província de Vicenza, na região de Vêneto, no norte da Itália, que espelha a sua criatividade.
Por cá, Manuel Luís Goucha é uma das figuras públicas que, há dois anos, anunciou vontade de produzir vinhos, no seu caso, para consumo próprio no seu monte alentejano.