A actriz americana Glenn Close, que soma mais de 50 distinções e nomeações no cinema, recebeu este domingo o primeiro prémio de carreira, no Festival de Cinema de San Sebastian, em Espanha.
Corpo do artigo
Recebida pela audiência com um longo aplauso, Glenn Close foi distinguida com o prémio Donostia de carreira no dia em que foi apresentado no festival o filme "Albert Nobbs", do realizador colombiano Rodrigo García, filho do escritor Gabriel García Marquez.
É com este filme que Glenn Close, de 64 anos, espera ser novamente nomeada para os Óscares, posição em que já esteve por cinco vezes antes, sem nunca ter conquistado uma estatueta dourada.
"Seria maravilhoso ser nomeada. Já faz algum tempo que não sou nomeada", disse, este domingo, a actriz numa conferência de imprensa depois da projecção do filme "Albert Nobbs".
A última vez que Glenn Close esteve nomeada para os Óscares foi em 1989, por ter protagonizado o papel de Marquesa de Merteuil em "Ligações Perigosas", de Stephen Frears.
No festival de San Sebastian, Glenn Close junta-se a uma galeria de notáveis como Anthony Perkins, Catherine Deneuve, Al Pacino, Vanessa Redgrave e Woody Allen, que também já receberam o prémio Donostia.