
Coroada há 62 anos, a monarca atravessa um momento de reconciliação com os seus súbditos. Mas nem sempre foi assim...
Corpo do artigo
A mulher que, há mais de seis décadas, detém a coroa do Reino Unido tem razões para sorrir: celebra esta terça-feira, 21 de abril, 89 anos com uma vitalidade de fazer inveja a qualquer comum mortal com a sua idade. Está prestes a ser bisavó pela quinta vez, havendo a possibilidade da criança, o segundo filho dos duques de Cambridge, nascer no dia do seu aniversário.
Apesar de comemorar hoje 89 anos, a rainha não assinala o seu aniversário nesta data. Isabel II tem duas datas de aniversário: a real e a oficial. Hoje deverá assinalar os seus 89 anos em privado, mas as cerimónias públicas só acontecerão dentro de algumas semanas, no final de maio ou início de junho.
A tradição do Dia de Aniversário da Rainha (do rei, quando o monarca é um homem) foi instituída em 1748 (durante o reinado de Jorge II), para que as celebrações acontecessem num dia de verão, podendo assim organizar-se cerimónias ao ar livre e a tradicional parada Trooping The Colour, em que a rainha passa em revista os regimentos à saída do Palácio de Buckingham.
Os países que integram a Commonweatlh também assinalam o Dia de Aniversário da Rainha. Cada país, após aprovação do seu parlamento, estabelece uma data para os festejos, que poderá ou não ser feriado nacional. Esta terça-feira, no entanto, haverá salvas de tiros em vários locais da capital britânica.
