
O Palácio de Kensington anunciou, cerca das 20.30 horas, que o filho de William e Kate "nasceu de boa saúde" às 16.24 horas desta segunda-feira. O príncipe Carlos, pai de William, revelou estar "muitíssimo orgulhoso e feliz por ser avô pela primeira vez".
Depois de ser anunciado que Kate Middleton tinha dado entrada no Hospital Saint Mary, em Londres, esta segunda-feira de manhã, aguardava-se com ansiedade a notícia do nascimento do primeiro filho dos duques de Cambridge.
A confirmação chegou, cerca das 20.30 horas, através de um comunicado do Palácio de Kensington - a princesa Kate Middleton deu à luz um menino, que "nasceu de boa saúde" às 16.24 horas com cerca de 3 quilos e 800 gramas. O príncipe Wiliam assistiu ao parto.
"A princesa e o filho estão bem e vão passar a noite no hospital", informou o Palácio de Kensington. William expressou que "não podia estar mais feliz".
A rainha Isabel II ficou "encantada" quando soube da notícia: "A rainha, o duque de Edimburgo, o príncipe de Gales, a duquesa da Cornualha, o príncipe Harry e membros das duas famílias foram informados e estão encantados com a notícia".
Num outro comunicado, o príncipe Carlos, pai de William, revelou estar "muitíssimo orgulhoso e feliz por ser avô pela primeira vez", acrescentando que foi "um momento incrível e especial" para os pais.
O primeiro-ministro David Cameron escreveu, no Twitter, estar muito feliz pelo nascimento do bebé dos duques de Cambridge. "O país inteiro vai festejar. Eles serão ótimos pais".
Pouco depois do comunicado oficial do nascimento, um carro preto partiu do hospital londrino, transportando uma missiva, sob escolta policial, para ser entregue no Palácio de Buckingham, a residência da rainha.
O documento, assinado pelos médicos reais, refere a hora do nascimento do recém-nascido e o sexo, e fica agora afixado publicamente no pátio de Buckingham num cavalete de madeira, o mesmo que foi utilizado no nascimento do pai, William.
O bebé é o terceiro na linha direta de sucessão ao trono do Reino Unido, depois do filho mais velho da rainha Isabel II, o príncipe Carlos, e do filho mais velho deste, William.
