Primeiro convidado no novo podcast da cantora Carolina Deslandes, Manuel Luís Goucha falou do futuro e da vontade de aproveitar a vida fora da televisão. "Penso seriamente daqui a um ano não renovar o meu contrato", sublinhou o apresentador da TVI.
Corpo do artigo
Aos 68 anos, Manuel Luís Goucha há muito que conquistou uma estabilidade que lhe permite planear o futuro com calma. Assim sublinhou em conversa com a cantora Deslandes, na estreia do podcast "A duas vozes", mantendo a vontade de deixar de entrar todos os dias em casa dos portugueses.
"Penso seriamente daqui a um ano não renovar o meu contrato, porque o meu contrato termina daqui a ano e meio, um ano e 10 meses, a 31 de dezembro de 2024, e eu, sinceramente, não quero fazer mais programas diários", afirmou.
Para o apresentador da TVI, "há uma outra vida para além da televisão". Uma vida "que eu só descubro aos fins de semana quando estou no monte (que tem no Alentejo) ou quando viajo", acrescentou, notando que precisa do "silêncio" e de estar consigo fora do pequeno ecrã, "de ler, ouvir música, de brincar com os cães...".
Goucha só tem um dilema, como também partilhou: "Será que eu sou capaz de deixar a televisão a tempo inteiro? Posso fazer semanal, posso produzir, posso ser autor de um programa de televisão semanal que me apeteça fazer".
Pormenores que só o futuro confirmará, com a certeza de que não quer "ter programas diários a partir de 2025". O contrato termina no final de 2024, mas era para ter chegado ao fim a 31 de dezembro do ano passado.
"Estava na disposição de não fazer mais, mas pediram-me e eu disse 'está bem'", recordou Manuel Luís Goucha, que continua a apresentar o programa homónimo nas tardes da TVI, e também conduz o "Conta-me" onde, este sábado, terá Tony Carreira como convidado.
Esta semana, depois de ter estado no Reino Unido em trabalho, a acompanhar a coroação do rei Carlos III, Goucha tirou férias. Em Londres, prolongou a estadia para ir ao teatro e à ópera, antes de aproveitar o restante tempo livre em Portugal, à descoberta de Alcobaça.