De certeza que já ouviu falar de quinoa. Mas será que sabe qual a sua utilidade? No programa desta semana, a nutricionista Ana Bravo apresenta alguns pseudocereais e as vantagens de consumi-los.
Corpo do artigo
BISCOITOS DE BANANA E QUINOA
Ingredientes
Uma banana pequena e bem madura, três colheres de sopa de quinoa, 40 gramas de stevia, uma colher de sopa de azeite, meia colher de café de canela (e mais alguma para polvilhar), 140 gramas de mistura de farinhas sem glúten autolevedante, um ovo (L)
Confeção
Bater a banana com a stevia, o azeite e o ovo no liquidificador. Transferir o preparado para uma taça e adicionar a canela, a quinoa e a farinha. Formar biscoitos que assam a 180 graus cerca de 20 minutos. Retirar e polvilhar com canela em pó antes de arrefecerem.
PANQUECAS DE TRIGO SARRACENO
Ingredientes
100 gramas de trigo sarraceno, meia colher de café de fermento em pó, meia colher de café de noz moscada, um ovo (L), 100 mililitros de bebida vegetal (neste caso foi aveia)
Confeção
Num processador, transforme o trigo sarraceno em farinha. Misture depois todos os ingredientes com uma colher de pau e cozinhe três panquecas numa frigideira antiaderente. Pode servir como almoço adicionando frango e legumes, por exemplo, ou como pequeno almoço adicionando fruta e requeijão
QUINOA COM FRANGO E LEGUMES
Ingredientes
Dois peitos de frango, uma curgete, uma cenoura, uma cebola e meia, três dentes de alho q.b., sumo de limão, quatro colheres de sobremesa de azeite, uma chávena de quinoa, duas chávenas de água, 100 gramas de cogumelos
Confeção
Comece por lavar e cortar os legumes e os cogumelos. Pique um dente de alho e a cebola. Corte o frango em pedaços, tempere-o com um dente de alho picado e sumo de limão. Num tacho coloque duas colheres de sobremesa de azeite, meia cebola picada, dois dentes de alho esmagados e a quinoa. Ligue o lume e, mal a cebola fique transparente, adicione duas chávenas de água bem quente, tape o tacho e deixe cozinhar. Num wok coloque o restante azeite, o frango e deixe que cozinhe alguns minutos. A seguir adicione a cebola, os cogumelos e os legumes. Deixe cozinhar e sirva quentinho.
Para mais dicas de alimentação saudável acompanhe o blogue da nutricionista Ana Bravo.