A mundialmente conhecida apresentadora e produtora de televisão Oprah Winfrey recebeu um Óscar pelo seu trabalho humanitário, numa cerimónia em Los Angeles.
Corpo do artigo
"Nunca imaginei receber um Óscar, principalmente pelo que considero ser minha vocação", disse Oprah Winfrey, visivelmente emocionada, já com a estatueta dourada nas mãos.
"Ninguém imaginava que eu poderia ser outra coisa além de uma empregada. Eu poderia, no máximo, conseguir bons patrões brancos que me dariam roupas e me deixariam levar comida para casa em dia de festa", explicou. "Era inimaginável que eu poderia estar diante de vocês hoje", acrescentou.
O Prémio Humanitário Jean Hersholt é entregue pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas desde 1956. Bob Hope, Gregory Peck, Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor, Paul Newman e Jerry Lewis foram personalidades distinguidas anterioremente.
Este ano, a Academia decidiu distinguir Oprah, de 57 anos, por considerar que se tornou "uma das figuras mais influentes do entretenimento e da filantropia".
"Ela tem se dedicado especialmente ao apoio de iniciativas educacionais e na criação de uma consciência sobre os problemas que afectam as mulheres e as crianças, tanto nos Estados Unidos, como no mundo inteiro", sublinhou a Academia em comunicado.
Oprah é uma das mulheres mais ricas dos Estados Unidos, com uma fortuna avaliada em mais de dois mil milhões de dólares pela revista "Forbes" em 2010.
Na mesma cerimónia também foram premiados o actor James Earl Jones e o maquilhador Dick Smith pela contribuição à indústria cinematográfica.