A antiga estrela de futebol Pelé quer uma indemnização de 30 milhões de dólares da empresa coreana Samsung, por esta ter usado a sua imagem num anúncio publicitário sem autorização.
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O caso remonta a outubro do ano passado, quando saiu no "New York Times" um anúncio para promover televisores de alta definição com a imagem de um homem negro que "lembra demais" o ex-jogador brasileiro, sem nunca mencionar o seu nome, junto de uma outra imagem com um atleta de raça branca a aplicar uma jogada com o pé no ar, à meia altura, que era uma das características de Pelé.
Segundo o "Financial Times", o processo arrancou o mês passado e nele Pelé reclama que os consumidores o possam confundir e que isso possa prejudicar as receitas de patrocínios que ainda aufere com marcas como Volkswagem, Emirates, Subway e Procter & Gamble.
Sentindo-se lesado, mesmo que indiretamente, o ídolo do desporto-rei exige uma compensação de 30 milhões de dólares (cerca de 26,5 milhões de euros), até porque, em 2013, chegou a reunir-se com a Samsung, mas nunca fechou acordo para qualquer campanha.
O advogado que o representa, Frederick Sperling, tem experiências em casos semelhantes. Em 2015, processou a cadeia de supermercados Dominick's num litígio interposto pelo ex-basquetebolista Michael Jordan.