A 38ª edição do Portugal Fashion arrancou esta quarta-feira, em Lisboa, com desfiles de Storytailors e da dupla Alves/Gonçalves em destaque.
Corpo do artigo
Lisboa e Porto. Moda, arte, jovens talentos e designers de renome. As peças que compõem o Portugal Fashion voltam a encaixar-se na sua 38ª edição, que arrancou esta quarta-feira, na capital, com o projeto Arte Moda by Casa Pia. O evento deste ano "marca, de forma muito acentuada, uma mudança no paradigma do Portugal Fashion", frisa João Rafael Koehler, presidente da Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), responsável pela organização. "Agora, é principalmente um evento internacional".
Os trabalhos dos alunos do curso profissional de Design de Moda da Casa Pia, apadrinhados pelo bailarino e coreógrafo Marco De Camillis, inauguraram a "passerelle" no Convento do Beato, mas foi a "Caminhada da Viúva Branca", do grupo Storytailors, que mereceu um dos maiores aplausos da noite. "É uma nova história, sobre uma contrabandista de criatividade. Chama-se 'widow's walk' às varandas onde as mulheres dos capitães esperavam que estes voltassem do mar. Muitas vezes, o mar não os devolvia e elas ficavam viúvas", explicam os estilistas João Branco e Luíz Sanchez.
Sónia Tavares, vocalista dos The Gift, é fã incondicional desta dupla e, por isso, não faltou. "Foi magnífico. Identifiquei-me com a coleção inteira. Algumas peças são um bocadinho 'vintage', 'egyptian revival', que é uma coisa que eu adoro", adianta.
A jornada de desfiles em Lisboa acolheu ainda, no espaço Bloom, a apresentação da marca de jovens criadores HIBU, seguida pelas emergentes Susana Bettencourt e Estelita Mendonça, na "passerelle" principal. Para o fecho da cortina, ficou reservada a dupla consagrada Alves/Gonçalves e a sua coleção para a estação fria representada por vários confrontos de estilos - desde o feminino/masculino ao conservador/urbano.
"Iniciativas como o Portugal Fashion são muito importantes porque mostram a criatividade portuguesa, a inovação e a modernidade que está hoje muito patente em Lisboa", sublinha o Fernando Medina, Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que assistiu aos desfiles na primeira fila. Nesta primeira noite, também estiveram presentes rostos como Ana Rita Clara, embaixadora do certame, Vanda Miranda, locutora da Rádio Comercial, o realizador Leonel Vieira, a atriz Débora Monteiro, entre outros.
O Portugal Fashion é recebido, até sábado, pela cidade Invicta. Nestes próximos dias aguardam-se o regresso da criadora Alexandra Moura, ao fim de 19 anos, e as exibições de Fátima Lopes, Carlos Gil, Luís Onofre, Miguel Vieira, Luís Buchinho, entre outros.