O príncipe Friso da Holanda, irmão do rei Guilherme-Alexandre, morreu, domingo de manhã, na sequência do acidente de esqui ocorrido na Áustria, em 2012, que o deixou em coma profundo.
Corpo do artigo
"O príncipe Friso morreu após complicações que surgiram devido aos danos provocados no cérebro pela falta de oxigénio no momento do seu acidente de esqui a 17 de fevereiro em Lech", uma estância turística na região oeste da Áustria, indicou um comunicado do serviço de imprensa da família real holandesa.
Em fevereiro do ano passado, o príncipe Friso, de 44 anos, segundo filho da rainha Beatriz da Holanda, foi apanhado por uma avalancha na Áustria.
Na altura, foi transportado de helicóptero para o hospital universitário de Innsbruck depois de ter estado soterrado cerca de 20 minutos. "Os danos cerebrais depois de permanecer mais de 20 minutos soterrado na neve, para além da meia hora de reanimação, são extensos, irreversíveis e o seu alcance é desconhecido", disse fonte hospitalar em agosto de 2012.
Apesar das possibilidades de recuperação serem mínimas, a família real holandesa nunca perdeu a esperança, transferindo o príncipe Johan Friso para o Hospital de Wellington, em Londres, detentor de uma unidade especializada em problemas neurológicos, apenas duas semanas após o incidente. Para visitarem diariamente o príncipe, a sua mulher Marbel e as duas filhas Luana e Zaria mudaram-se para a capital britânica.
Na Holanda os médicos não o teriam mantido tanto tempo em coma, segundo explicou o doutor Erwin Kampanje, especialista em ética médica na Universidade de Roterdão, uma vez que, qualquer tratamento médico é considerado ineficaz, se não existem estímulos de respiração nem de reativação do cérebro.
No mês passado, a família decidiu transferir o príncipe de Londres para o Palácio Huis ten Bosch, em Haia, na Holanda.
Johan Friso era irmão do rei Guilherme-Alexandre, que assumiu o trono da Holanda a 30 de abril, depois de a mãe, a rainha Beatriz, ter abdicado. Com 46 anos, foi o primeiro herdeiro masculino, desde 1890, a aceder ao trono holandês.