Sagres chega hoje à Ribeira para o Dia da Marinha que vai ter mais de 30 atividades grátis

Navio Escola Sagres vai atracar na Ribeira do Porto no final desta manhã, na véspera das atividades do Dia da Marinha do Porto
André Luís Alves/ Global Imagens
As celebrações do Dia da Marinha no Porto arrancam esta quinta-feira com mais de 30 atividades gratuitas para toda a comunidade. Mas o navio escola Sagres chega já esta segunda-feira à Ribeira do Porto. Até quarta chegam também a fragata D. Francisco de Almeida, o navio patrulha Oceânico Sines e a lancha de fiscalização Rio Minho.
O epicentro das atividades abertas ao público, no Porto, vai desenvolver-se de quinta-feira a domingo, entre a Ribeira e a Alfândega do Porto, com o objetivo de promover a ligação dos portugueses ao mar
A partir desta segunda-feira, várias embarcações rumam até à Invicta. A primeira será o navio escola Sagres, que vai sair pela manhã do Terminal de Leixões, em Matosinhos, e deve chegar à Ribeira do Porto às 12.30 horas. O Sagres foi construído em 1937, sendo o único a ostentar condecorações estrangeiras no respetivo estandarte nacional.
Dependendo das marés e do caudal do rio Douro, outras embarcações, nomeadamente a fragata D. Francisco de Almeida, o navio patrulha oceânico Sines e a lancha de fiscalização Rio Minho, também vão atracar na cidade, entre o Cais da Ribeira e a Alfândega.
Os navios vão estar de portas abertas gratuitamente para todos os visitantes durante os quatro dias do evento. Das 10 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
Outras atividades
Também estão previstas atividades como paredes de escalada, mergulho em piscina e visitas a tendas com armamento e airsoft, além de uma exposição imersiva com realidade virtual na Sala dos Despachantes da Alfândega do Porto.
Na Praça do Infante D. Henrique, os visitantes poderão colocar-se na pele das equipas de salvamento e resgate em motos, tratores, botes salva-vidas ou motas de água, registando a experiência num "photoboot" instalado no jardim.
Bolhão com apresentações da Banda da Armada
A Baixa do Porto também vai acolher apresentações da Banda da Armada, demonstrações cinotécnicas e de veículos não tripulados em locais como o Mercado do Bolhão, a Estação de São Bento, a Rua das Flores ou o interior do centro comercial Via Catarina.
No Bolhão haverá ainda uma exposição de elementos de arte cisória (arranjos de alimentos), demonstração e degustação de "finger food" e águas aromáticas, além de uma demonstração de veículos não tripulados. O mercado também receberá um ensemble da Banda da Armada e uma formação de apitos, entre 18 e 20 de maio.
Cerimónia militar e concerto para encerrar as comemorações
O parque de estacionamento da Alfândega vai acolher o concerto da Banda da Armada com Miguel Guedes, que sobem ao palco na sexta-feira, dia 19 de maio, a partir das 21.30 horas.
No último dia das celebrações, vão reunir-se cerca de 500 militares na zona da Alfândega para um desfile, que arranca às 12 horas. A preceder a cerimónia militar, a Marinha promove uma celebração religiosa na igreja de São Francisco, às 10.30 horas.
Inauguração do Monumento do Dia da Marinha 2023
O Monumento do Dia da Marinha, composto por uma âncora e um leme, no Farol de São Miguel-O-Anjo, vai ser inaugurado às 13 horas de quinta-feira, dia 18 de maio.
Além disso, haverá uma ação solidária promovida pelo agrupamento Marinheiros da Esperança no Hospital de São João, um colóquio sobre o tema "O Mar: Tradição e Desafios" organizado pela Marinha Portuguesa e Universidade do Porto, e uma prova de crossfit no Jardim das Sobreiras.
Fotografe os barcos e habilite-se a prémios
Para assinalar a Semana da Marinha, o JN e a Câmara do Porto lançaram um concurso de fotografia aberto aos leitores.
As fotografias têm de envolver pelo menos um dos três navios que vão estar atracados no cais da Ribeira e no cais da Polícia Marítima, entre os dias 15 e 24. As imagens devem ser enviadas até dia 28 de maio para o email foto@jn.pt.
Os vencedores habilitam-se a prémios monetários, ofertas de assinaturas digitais do JN e um livro com os 50 melhores retratos.
Moradores de Miragaia podem estacionar na Ribeira
Com a avença no parque de estacionamento da Alfândega, os moradores de Miragaia vão poder estacionar no parque subterrâneo da Ribeira a partir das 20 horas deste domingo, até às 8 horas do dia 23 de maio.
O acesso ao parque de estacionamento da Alfândega ficará condicionado até a desmontagem das estruturas do Dia da Marinha estar concluída.
O Município vai garantir a comunicação de todos os condicionamentos de trânsito para os moradores e estabelecimentos comerciais de Miragaia.
