
Zhu Yue começou a dar forma ao projeto em outubro de 2017
Sheng Li/REUTERS
Um agricultor chinês, de 40 anos, está a construir uma réplica, em tamanho real, de um Airbus A320. O projeto, que conta a colaboração de cinco amigos do homem, irá custar-lhe 257 mil euros.
Apaixonado por aviação desde pequeno, Zhu Yue sempre teve o sonho de ter um avião, por isso, em outubro, decidiu pôr mãos à obra e construir uma réplica do Airbus A320. O homem, natural da província de Liaoning, na China, esteve três meses a estudar modelos e desenhos técnicos para construir a réplica, com a ajuda de amigos.
Segundo a imprensa local, a réplica mede cerca de 36 metros de largura, 38 metros de comprimento e 12 de altura, que correspondem às medidas exatas do modelo original. Também possui um cockpit simulado e turbinas motorizadas.
Segundo Zhu, a réplica terá outros rumos que não o céu: "Neste momento só quero acabá-lo, mas provavelmente irei abrir um restaurante ou um hotel dentro do avião."
Zhu já investiu um milhão de yuans (cerca de 125 mil euros) e usou 40 toneladas de aço na construção da obra. O projeto estará concluído este ano e custará, ao todo, 257 mil euros.
