"Momo" é o nome de um novo desafio que nasceu na Internet, nomeadamente no Whatsapp e no jogo Minecraft, e que tem provocado polémica tal como o jogo "Baleia Azul". Responde a mensagens de uma forma agressiva e garante que tem acesso a informações pessoais do destinatário.
Corpo do artigo
Tudo terá começado num grupo de Whatsapp em que os participantes eram desafiados a trocar mensagens com um número desconhecido, explicou a Unidade de Investigação de Delitos Informáticos do Estado de Tabasco, no México, através do Twitter.
1024369451217707008
Esse número tem como foto associada a de uma escultura de uma mulher com os olhos esbugalhados e um sorriso, no mínimo, diferente. Diz respeito à representação de uma mulher-pássaro, pertencente a uma exposição sobre fantasmas e espetros de uma galeria de arte em Ginza (Tóquio), em 2016, de acordo com a BBC.
1019445899410493443
Os criadores do "Momo" ainda não são oficialmente conhecidos e também ainda não se sabem as razões para o terem difundido.
Rapidamente o desafio se espalhou por todo o mundo. Alguns dos utilizadores afirmaram que, se enviassem uma mensagem à Momo através do seu telemóvel, recebiam como resposta imagens violentas e agressivas e ainda há quem garanta que foi ameaçado.
As autoridades espanholas já emitiram alertas sobre este novo desafio da Internet. A Guardia Civil, por exemplo, aconselhou, no Twitter, a não aderir ao "Momo".
1020020449990782976
Os investigadores mexicanos advertiram que este desafio é perigoso, uma vez que é feito o contacto com um número desconhecido, o que acarreta o risco de roubo de informações pessoais, incitação ao suicídio ou à violência, assédio, extorsão e transtornos físicos e psicológicos (ansiedade, depressão, insónia etc.).
Muitos comparam esta nova personagem ao desafio da "Baleia Azul", que já levou à morte de vários jovens, por incitar ao suicídio.