
Mariana Carvalho foi premiada pela iniciativa "Bolsa de Mérito - Educação para todos"
Pedro Correia
Mariana Carvalho, de 11 anos, de Leça do Balio, foi umas das 15 selecionadas para a "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
Mariana Carvalho, 11 anos, de Leça do Balio, Matosinhos, foi uma das 15 vencedoras da iniciativa "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma distinção que resultou do bom desempenho no 5.º ano. "Para ter bons resultados na escola estudo um bocado antes dos testes e vou para o ATL fazer os trabalhos de casa", conta a jovem aluna, apontando as disciplinas de eleição: "De Educação Visual, Educação Tecnológica, porque eu gosto de fazer trabalhos manuais, de Música, porque gosto de tocar instrumentos, e de Ciências, pois queria ser médica e gosto dos animais e do planeta Terra".
Já nos tempos livres, Mariana pratica Krav Maga, "uma arte marcial que de defesa pessoal", anda de skate e de bicicleta e de brincar com os amigos. "Quando soube que fui premiada fiquei muito feliz porque consegui ganhar um prémio e também porque posso comprar várias coisas que eu sempre quis. Gosto de desenhar e pintar, então queria comprar lápis e marcadores e também material escolar", acrescentou a jovem.
A mãe, Andreia Carvalho, 46 anos, assistente comercial, revela que Mariana "sempre foi boa aluna e nunca teve grandes problemas para ter bons resultados". "A passagem para o 5.º ano foi um bocadinho atribulada, com a mudança de escola, mas conseguiu manter os bons resultados. É uma rotina a que ela não estava tão habituada, mas com algum esforço conseguimos que ela se adaptasse. Apesar de termos sempre cuidado, o ATL também ajudou bastante a que ela conseguisse acompanhar bem o desenrolar do ano letivo", explica.
Da iniciativa do JN soube pelo site do jornal, mas só no último dia é que se lembrou de candidatar a filha mais velha. E avança: "Foi até assim um bocadinho à pressa, mas decidimos porque realmente a iniciativa é boa. Aliás, acho que devia haver mais iniciativas destas para as famílias como a nossa. Apesar de termos algumas dificuldades, este ano que passou foi um bocadinho mais complicado e ajuda sempre ter este apoio".
"O prémio monetário é muito bom, mas também para os alunos é importante porque acaba por ser um incentivo a quererem aparecer e mostrar o esforço que tiveram durante o ano letivo", defende Andreia, não escondendo o quanto ficou contente quando soube que a candidatura de Mariana tinha sido uma das escolhidas pelo júri. "Não estava à espera, porque lá está, fomos das últimas ou pelo menos no último dia que decidimos avançar e não estava mesmo nada a contar. Ficámos bastante contentes, sim", frisou.
Quando aos vales, o da Opticalia será para uns óculos novos, pois ela "usa para ler ou estar nas aulas", e o da Staples será para "adquirir o material escolar, os livros e os cadernos de atividades".
Perfil
Nome: Mariana Carvalho
Idade: 11 anos
Localidade: Leça do Balio, Matosinhos
Ano a frequentar: 6.º
Aproveitamento: Oito "5" e três "4"
Quando for grande quero ser: Médica