
Francisco Lima foi um dos premiados da "Bolsa de Mérito - Educação para todos"
Artur Machado
Francisco Lima, de 9 anos, de Valongo, foi um dos 15 alunos selecionadas para a "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
"Quando soube que tinha ganho fiquei muito feliz e nem queria acreditar", conta Francisco Lima, 9 anos, de Valongo, sobre o momento em que soube que tinha sido um dos premiados da "Bolsa de Mérito - Educação para todos", explicando o porquê dos bons resultados: "Na escola estudo muito, ouço a professora e estou atento. As disciplinas de que gosto mais são Português, Estudo do Meio e Matemática".
Nos tempos livres, Francisco gosta de "jogar Playstation, brincar com a prima, jogar no telemóvel e jogar futebol". A escrita é outra atividade de que gosta particularmente, estando diretamente ligada à profissão que quer seguir. "Quando for grande quero ser jornalista desportivo", contou o jovem, que sonha "ir a Londres e de conhecer o Cristiano Ronaldo".
Carlos Lima, 45 anos, licenciado em Psicopedagogia Clínica, realça o "percurso regular" do filho, que "tem sido sempre um bom aluno, com muitas boas notas". E complementa: "Aliás, por vezes, é ele que transmite a alguns colegas os trabalhos de casa que são para ser feitos pela falta de atenção deles e é muito rigoroso a esse nível".
Apesar dos bons resultados do filho, este pai não estava à espera que ele fosse distinguido pelo JN, Staples e Opticalia. "Sabíamos que ele o merecia, mas no meio de tantos possíveis candidatos, foi uma alegria. É uma sensação única, é indescritível, porque nós sabemos as capacidades que ele tem, mas ser reconhecido, neste caso, por um jornal de referência, no meio de tantos candidatos, levou-nos a ficar muito sensíveis e ansiosos para que chegasse este dia", justificou este pai.
Numa altura de grande esforço financeiro para as famílias, Carlos Lima elogia a iniciativa. "Se assim não fosse, não seria possível ou seria com muito esforço que conseguiríamos cumprir com tudo o que é pedido e levar a que nada lhe faltasse a nível de material e afins para proporcionar as condições devidas para ele continuar com o percurso que teve até aqui. Graças a esta iniciativa, há duas componentes que estavam a ser adiadas e que agora vão se concretizar: a compra de uma boa secretária para ele estudar e de uma boa cadeira para não haver desculpas para não estudar", completa.
Perfil
Nome: Francisco Sousa Pires de Lima
Idade: 9 anos
Localidade: Valongo
Ano a frequentar: 4.º
Aproveitamento: Seis "Muito Bom", um "Bom" e um "Suficiente"
Quando for grande quero ser: Jornalista desportivo