
Theo Teixeira ganhou a "Bolsa de Mérito - Educação para todos"
Artur Machado
Theo Teixeira, 10 anos, de Barcelos, foi premiado pela "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
O desempenho académico de Theo Teixeira, 10 anos, natural de Goiânia, Brasil, a residir em Barcelos, mereceu a distinção como um dos 15 vencedores da "Bolsa de Mérito - Educação para todos". "Tenho boas notas porque leio os livros da escola, que têm as matérias das provas que vou ter. Quando a professora diz que não é para fazermos nada, aproveito para estudar, outras vezes fico a falar com os meus amigos", diz o jovem, apontando Estudo do Meio como a disciplina favorita e justificando: "Porque é mais fácil e gosto de aprender sobre o corpo humano".
Nos tempos livres, Theo gosta de "desenhar" e "de jogar e brincar com o melhor amigo", além de praticar dois desportos. "Às terças ou quintas, jogo futebol na escola, e às segundas e quintas à noite vou para a natação", avança o premiado, contando que quando for grande "queria ser jogador de futebol". "Mas se eu não conseguir, eu queria ser aquelas pessoas que ficam a trabalhar online", acrescenta.
Quando saiu o resultado da bolsa de mérito, estava fora de Portugal, no entanto, quando a mãe lhe deu a boa-nova ficou "feliz". "Ganhei 500 euros e vou comprar marcadores para pintar e alguns kits de desenhos", adiantou Theo, que acalenta o sonho de "viajar para a Disney com a prima" e ver a personagem de que mais gosta, "o Mickey".
A mãe, Bárbara Teixeira, 36 anos, professora de Educação Física, assinala que o filho "sempre foi uma criança muito para a frente, muito esperta, muito inteligente", embora reconheça que, às vezes, "dá um pouquinho de trabalho para os professores, porque conversa demais nas aulas". "O Theo gosta muito de desenhar e de conversar com os amiguinhos, mas nunca precisei de o forçar a estudar, ele mesmo o faz sozinho", realça.
Da iniciativa, Bárbara diz ter tido conhecimento através da edição em papel do próprio diário. "Gosto muito de ler o Jornal Notícias no café onde vou todos os dias. E vi aqui uma oportunidade para ele ter o que quer, já que gosta muito de desenhar, anda sempre a pedir marcadores coloridos para poder pintar e desenhar. Aliás, ele acaba com esses marcadores rápido e todos meses tenho que comprar um para ele continuar a desenhar. Como agora somos só nós os dois aqui em Portugal, os prémios são uma ajuda. Independentemente dos marcadores que ele tanto gosta, é sempre uma fase de muitas despesas para os pais. Tive de comprar cadernos de três em três meses, por conta da escrita, mais lápis e borracha, que ele passa a vida a perder" refere.
E prosseguiu: "Também vai comprar uma mochila. Ele não tem cuidado com ela e atira-a para o chão onde quer que chegue. Em relação à Opticalia, ele vê muito bem e não vai precisar de óculos graduados". "Por isso, fiquei muito feliz quando soube que ele ganhou. Estes prémios são uma ajuda no bolso e uma forma de o compensar", conclui.
Perfil
Nome: Theo Leandro Fleury Teixeira
Idade: 10 anos
Localidade: Barcelos
Ano a frequentar: 5.º
Aproveitamento: Cinco "Muito Bom" e três "Bom"
Quando for grande quero ser: Futebolista