
Carolina Cutillas é uma das vencedoras da iniciativa "Bolsa de Mérito - Educação para todos"
Artur Machado
Carolina Cutillas, de 10 anos, natural de Guimarães, foi umas das 15 selecionadas para a "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
Carolina Cutillas, 10 anos, de Guimarães, vai principiar o 5.º ano muito mais motivada, depois de ter sido uma das 15 premiadas da "Bolsa de Mérito - Educação para Todos", que distingue alunos de excelência. "Para ser boa aluna estudo e estou atenta às aulas... às vezes", revela a jovem, avançando que sonha ser arquiteta e um dia "poder desenhar a própria casa com piscina", ou não adorasse "pintar, desenhar e fazer coisas de expressão plástica".
"Quando a minha mãe me disse que tinha vencido, primeiro não acreditei, depois ela contou que era um vale de 100 euros e disse logo que já podia comprar colas para as minhas maquetas. Quero também comprar marcadores, lápis de cor e de carvão, algumas borrachas e papel", refere Carolina, realçando ter ficado "muito feliz por ter ganho".
Também o vale da Opticalia foi um bom presente para Carolina. E justifica: "Ter a possibilidades de ter uns óculos novos faz com que se partir os meus atuais esteja mais relaxada, pois sei que posso comprar outros".
Mais sossegada ficou também a mãe, Sílvia Santos, 46 anos, que trabalha na área do turismo. "A Carolina todos os anos tem de trocar de lentes, de fazer a adaptação. E é mais uma daquelas coisas que nós fazemos no início do ano, antes dela entrar para a escola, ver como é que está a situação da visão. E, portanto, é um alívio também muito grande saber que podemos trocar de lentes e que estamos salvaguardados, que não precisamos propriamente de estar a fazer um pagamento a prestações ou a pedir mais um desconto disto ou daquilo", frisa.
E o alívio por poder dar o material desejado não foi menor. "O regresso à escola não é propriamente acessível e a Carolina está numa fase em que a pressão social também já se faz sentir e nem sempre nós conseguimos corresponder. Embora tente educá-la para esse fator, que cada um tem o que tem e ponto, às vezes, não é fácil dizermos que não e ficarmos em paz com aquela resposta", anota esta mãe, ressalvando: "Pelo menos este ano, já não vou ter de me chatear tanto a gastar dinheiro em colas e fita colas, lápis, borrachas e marcadores, uns com glitter, outros sem, uns com perfume, outros sem".
Sílvia revela que a filha "sempre foi uma aluna muito curiosa". "De uma forma geral, tira boas notas, embora seja preciso relembrar-lhe que tem que estudar, que tem que reforçar os estudos, ela fica com a matéria na cabeça", completa.
Perfil
Nome: Carolina Oliveira Cutillas
Idade: 10 anos
Localidade: Guimarães
Ano a frequentar: 5.º
Aproveitamento: Dois "Muito Bom" e oito "Bom"
Quando for grande quero ser: Arquiteta