
Tomás Ferro é um dos vencedores da iniciativa "Bolsa de Mérito - Educação para todos"
Artur Machado
Tomás Ferro, de 6 anos, de Ermesinde, foi distinguido pela "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
"Gosto muito da escola. Tenho boas notas porque estudo muito e ouço a professora. Tento ouvir muito, mas mesmo muito a professora. A disciplina que eu gosto mais é a matemática, pois tem contas, que são fáceis para mim", afirma Tomás Ferros, 6 anos, de Ermesinde, o mais novo dos premiados da iniciativa "Bolsa de Mérito - Educação para todos", continuando: "Na escola também gosto muito de jogar futebol e basquete e nos tempos livres, no verão, gosto de ir à praia, à piscina e andar no parque".
Como muitos meninos da mesma idade, o vencedor gostaria que o futuro passasse por uma carreira no mundo do desporto-Rei. "Quando for grande quero ser jogador de futebol. Já jogo no Gandra", diz Tomás, contando-nos o seu sonho: "Adorava ver crocodilos".
"Feliz" por ter sido um dos 15 escolhidos, o jovem aluno já tem destino para o vale da Staples. "Quero comprar canetas e livros, estojos, mochilas. Vou dividir o prémio com o meu irmão e ele pode escolher o que quiser", revela.
A mãe, Patrícia Magalhães, 42 anos, auxiliar de educação, teve conhecimento da existência da bolsa de mérito através de uma colega de trabalho. "Ela que tinha concorrido com a filha no ano anterior e como sabia das notas do Tomás disse-me para concorrer. Fiz a inscrição no último dia e aqui estamos", explica, realçando a importância da mesma: "Deviam existir em maior número, pois é bastante importante a nível mesmo do material. Gasta-se imenso dinheiro com dois filhos a estudar e é uma boa ajuda para o arranque do ano letivo. Fiquei feliz e descansada, pois é menos uma despesa que vamos ter em setembro. O Tomás só pediu para comprar as canetas apagáveis, uns dois, e uma mochila, ou melhor, um trolley".
Sobre o percurso do filho, Patrícia assinala que Tomás "é uma criança superextrovertida, muito amigo, muito meiguinho, muito falador, muito falador e na sala de aula não para quieto".
"No ano passado foi operado ao freio da língua, porque andou dois anos em terapia da fala e não conseguia dizer bem as palavras, mas desde aí fez um esforço muito grande na terapia e, apesar de termos muito receio na escola com ele a ler e a escrever, conseguiu ultrapassar todas as dificuldades", salienta esta mãe, que tem no filho Rodrigo, que vai para o 6.º ano, um apoio pois "ajuda o irmão mais novo a estudar". "A disciplina preferida do Rodrigo é a matemática, por isso o gosto do Tomás pela matemática vem do irmão. No ano passado, ainda não tinha começado o primeiro ano e já sabia fazer as tabuadas do 1, 2 e 3", terminou.
Perfil
Nome: Tomás Geraldes Magalhães Ferro
Idade: 6 anos
Localidade: Ermesinde
Ano a frequentar: 2.º
Aproveitamento: "Muito Bom" a tudo
Quando for grande quero ser: Futebolista