
Salomão Bernardino foi premiado pela iniciativa "Bolsa de Mérito - Educação para todos"
Artur Machado
Salomão Rodrigues, de 10 anos, veio de Samora Correia para receber os vales da "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
Salomão Bernardino, 10 anos, de Samora Correia, sempre foi um aluno focado e, agora, colhe os frutos desse empenho ao ser um dos 15 premiados da "Bolsa de Mérito - Educação para todos". "Tenho boas notas ao tomar atenção à aula, não conversar muito e fazer os trabalhos para casa", explica, registando que a disciplina favorita é a "Matemática, porque tem contas".
Quando soube que tinha sido um dos selecionados, Salomão revela ter ficado "muito feliz", e complementa: "Porque nunca tinha recebido um prémio destes antes. E, com o prémio que ganhei, gostaria de comprar uma mochila nova".
Se quanto ao destino dos vales não tem dúvidas, já no que ao futuro diz respeito é um mar de incertezas próprias da idade. "Queria ser futebolista, mas também queria ser cozinheiro, pois gosto muito de cozinhar. Aliás, ajudo o meu pai a cozinhar e cozinho muitas coisas, entre as quais arroz, tempero a salada, às vezes, faço massa e outros alimentos", assinala o jovem, que sonha poder "um dia viajar pelo mundo e conhecer todos os países".
A mãe, Telma Santos, 47 anos, professora de Educação Moral e Evangélica, realça o percurso do filho: "Durante estes quatro anos tem sido sempre ótimo. Ele não teve grandes oscilações, sempre foi um excelente aluno, sempre teve notas muito boas. Ultrapassou todas as expectativas e é muito bem-comportado. É muito amigo dos coleguinhas e está sempre pronto a ajudar. Também se dá muito bem com a professora".
A notícia de que o JN estava a promover uma iniciativa de apoio às famílias chegou a Telma pela patroa da mãe. "Mandou-me mensagem pelo Whatsapp. Como tinha sabido que ele foi quadro de mérito, inscrevi-o logo e entreguei nas mãos de Deus e ele conseguiu", recorda esta mãe, avançando sobre a reação ao saber que o filho tinha sido escolhido: "Confesso que fiquei surpresa, porque nunca pensei que, havendo meninos de todo o país a concorrer, ele fosse ser um dos 15 premiados. Fiquei mesmo muito feliz. Acho que é mesmo muito importante haver empresas que promovam este tipo de iniciativas, pois, infelizmente, existem famílias com muitas necessidades e é uma ajuda grande, não só para eles, como para os pais. E sou testemunha de que isto é mesmo real".
E os vales que destino terão? Telma explica: "Ao nível da Staples, um prémio destes pode ajudar a dar as coisas que de outra maneira não seria possível. Sabemos que vai haver mais pedidos de material e é uma grande ajuda. Já pensamos num computador ou uma secretária. Em relação à Opticalia, é bom porque eu vou aproveitar e vou fazer o check-up para ver se está tudo como deve ser com a vista dele".
E conclui: "É uma felicidade muito grande. É um bocadinho emocional, porque a nossa vida não tem mesmo sido fácil, embora a ele não tem faltado nada. Mesmo no meio das nossas dificuldades, temos conseguido sempre superar todas as coisas que queremos para ele. É mesmo o nosso orgulho".
Perfil
Nome: Salomão Nobre Moura dos Santos Bernardino
Idade: 10 anos
Localidade: Samora Correia
Ano a frequentar: 5.º
Aproveitamento: Cinco "Muito Bom" e um "Bom"
Quando for grande quero ser: Futebolista ou cozinheiro