
Letícia Bastos foi premiada pela "Bolsa de Mérito - Educação para todos"
Artur Machado
Letícia Bastps, de 7 anos, natural de Coimbra, foi umas das 15 premiadas para a "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
Letícia Bastos, 7 anos, de Coimbra, viu todo o esforço na escola dar frutos graças à iniciativa "Bolsa de Mérito - Educação para todos", ao ser uma das 15 crianças premiadas na primeira edição, e ao JN explicou o segredo para ter "Muito Bom" a todas as disciplinas. "Para ter boas notas, às vezes, estudo só um bocadinho e, outras, quando estou com mais vontade, estudo um pouco mais. A disciplina que eu gosto mais é Estudo do Meio, porque fazemos atividades que eu gosto, e também Matemática, pois amo fazer contas, gosto de fazer cálculo mental", diz a jovem.
Para os bons resultados, a aluna conta também com a ajuda da irmã mais velha, Serena, que há dois anos foi uma das escolhidas da iniciativa "Regresso às Aulas". "Ela ajuda-me a estudar às vezes e ensina-me coisas que, às vezes, eu não sei", revela a premiada. Uma afirmação que mereceu logo o reparo da mãe, Miriam Pires, 33 anos, assistente técnica no Ministério da Justiça, que teve de recordar à filha que até a professora teve de intervir. "Estavam a fazer os deveres umas da outra. A Letícia sabia, só que como era a despachar, pedia à irmã para escrever por ela as respostas e a professora apercebeu-se, porque conhecia a letra da Serena", explica esta mãe.
Letícia justificou-se com um simples: "Eu gosto dos deveres difíceis dela". E continuou a falar de outras coisas de que aprecia. "Também gosto muito de Educação Física, pois amo correr, gosto de me cansar e fazemos jogos fixes. Sei patinar e pratico natação. Também toco violino no Conservatório de Música de Coimbra", enfatizou.
Sempre muito ativa, Letícia gostaria de ter várias profissões quando for grande, passando a enumerar e a justificar o porquê: "Quero ser arquiteta, mas também cantora, pintora e veterinária. Veterinária porque eu amo animais e gosto de cuidar deles, cantora porque eu canto muito bem e arquiteta porque eu desenho muito bem e quero desenhar e mandar construir a minha casa".
"Feliz e entusiasmada por ter ganho a bolsa", a premiada já sabe o que quer comprar na Staples: "Quero comprar um brinquedo e uma coisa para a minha mãe. Além disso, vou comprar uma mochila e todos os materiais do Stitch".
A possibilidade de dar à filha todo o material necessário deixa Miriam Pires mais descansada. "Iniciar o ano letivo desafogada, com esta ajuda, é mesmo uma mais-valia. É mesmo uma iniciativa muito importante para pessoas como nós, que fazem uma ginástica financeira, que têm de puxar de um lado e do outro e têm de fazer planos com bastante antecedência e gastar o bocadinho que se vai juntando ao longo do ano", salienta esta mãe.
E revela o que fará com os vales: "Na Staples, vamos comprar materiais escolar para as duas, comprar mochilas novas, melhores, que no ano passado já foram mochilas anteriores. Na Opticalia, passará por fazer um check-up e perceber se efetivamente ela precisa mesmo de óculos, pois a médica alertou-me que pode precisar".
Miriam acredita que esta distinção "um dia será muito importante" para as filhas, pois "vão relembrarem que tanto uma como a outra tiveram este marco no percurso delas e vão poder dizer que o desempenho escolar lhes permitiu ganhar prémios".
E sobre o desempenho da mais nova no ano letivo passado, diz ter sido "um bocadinho desafiador". E justifica: "A Letícia tem umas particularidades um bocadinho difíceis de gerir num dia inteiro na escola. Como é que hei de explicar? Foi difícil, mas, ao mesmo tempo correu tudo muito bem. Tivemos a sorte de ter uma professora excelente. Foi maravilhosa porque acompanhou o percurso da Letícia sempre à distância de uma troca de mensagens comigo todos os dias".
"A Letícia também é uma menina fácil de ensinar porque facilmente ela capta o que lhe transmitimos, e gosta de aprender coisas difíceis. Tem é muita dificuldade em estar ali um dia inteiro numa sala fechada, mas devagarinho vamos trabalhando. Ela é acompanhada e foi um ano espetacular. Independentemente desta agitação dela, que não para sossegada, conseguia tirar notas de 100%. Portanto, foi uma aluna mesmo de mérito", termina Miriam.
Perfil
Nome: Letícia Fátima Pires de Bastos
Idade: 7 anos
Localidade: Coimbra
Ano a frequentar: 2.º
Aproveitamento: "Muito Bom" a tudo
Quando for grande quero ser: Arquiteta