
Henzo Nascimento é um premiados da "Bolsa de Mérito - Educação para todos"
Artur Machado
Henzo Nascimento, 11 anos de Vila Nova de Famalicão, foi um dos premiados da "Bolsa de Mérito - Educação para todos", uma parceria do Jornal de Notícias, Staples e Opticalia.
Corpo do artigo
Henzo Nascimento, de 11 anos, veio do Brasil para Castelões, em Vila Nova de Famalicão, há quatro anos e, desde o início tem sido um exemplo de aluno de excelência, o que lhe valeu, agora, a distinção como um dos 15 premiados da primeira edição da "Bolsa de Mérito - Educação para todos". "Consigo estudar na escola, prestar atenção nas aulas, conversar com professoras, diretoras e outros alunos e também, em casa, gosto de fazer pesquisas", explica o jovem premiado, apontando a disciplina preferida: "É o Português, mas sempre adorei Artes". Agora no 5.º ano, espera "mais dificuldade", embora acredite que se vai "sair bem".
Apesar da dedicação aos estudos, é pelo desporto que confia que passará o seu futuro. "Quando crescer quero ser um grande jogador de futebol. Já tenho a experiência de quase três anos, fiz uma época inteira no Famalicão e um numa escolinha do F. C. Porto, e esta época vou voltar para o Famalicão". Caso o plano A falhe, Henzo quer "trabalhar com o pai ou ser um engenheiro mecânico ao lado do irmão mais velho".
Com o prémio da Staples quer "comprar os materiais escolares e alguns equipamentos, como auscultadores" e vai deixar o irmão Lourenço escolher alguma coisa.
O pai, Carlos Coimbra, 44 anos, operador fabril numa multinacional de tecidos, mostra-se emocionado ao recordar o percurso do filho. "Falar do Henzo na escola é sempre um orgulho. Quando chegamos aqui, viemos só com duas malas e um sonho gigante que não cabia nelas, que foi sempre o de dar um futuro para eles. Tenho um filho abençoado, que só nos tem dado orgulho. Na escola sempre teve notas excelentes, as pessoas elogiam-no sempre pelo seu comportamento, pela educação, pela dedicação, o respeito que ele tem, não só com os colegas, mas com todos os funcionários", salienta.
O prémio deixou esta família incrédula. "Vemos acontecer com as outras pessoas e não esperamos que vá acontecer connosco. Decidi inscrevê-lo, mas os dias foram passando e acabamos por nos esquecer. Por isso, a notícia pegou-nos de surpresa. Foi ótimo, foi muito bom", explica Carlos, realçando que "tem um significado enorme". "É gratificante, porque veio realmente numa boa hora. Ele tem que trocar os óculos e íamos ter de desembolsar um valor razoável. E com o início de aulas, vai ser uma ajuda enorme para adquirir os materiais escolares", complementa.
Este pai deixa um apelo: "Mais empresas deveriam promover iniciativas como esta, porque há pessoas realmente sem condições e seria um incentivo, principalmente, na educação das crianças".
Perfil
Nome: Henzo Gabriel Pereira Nascimento
Idade: 11 anos
Localidade: VilaNova de Famalicão
Ano a frequentar: 5.º
Aproveitamento: "Muito Bom" a tudo
Quando for grande quero ser: Jogador profissional